PROJETO: CONHECENDO NOSSO BAIRRO A PARTIR DO MEIO AMBIENTE
Justificativa e objetivo
O Bairro Januária é um dos bairros maiores e mais populosos da cidade de Sombrio- SC. O crescimento da sua população e desenvolvimento da estruturação urbano acontece muito rápido nos últimos anos, impressiona a todos da comunidade e cidade, assim sendo, faz-se necessário uma preocupação com a preservação do MEIO AMBIENTE no bairro. Pensando nisso, realizamos um projeto: CONHECENDO O BAIRRO A PARTIR DO MEIO AMBIENTE, com objetivo de despertar em toda comunidade escolar, uma constante atenção, quanto ao meio ambiente, devido às modificações que vai se formando, em nome do desenvolvimento, surgindo propostas de ações sustentáveis, garantindo uma qualidade de vida a todos os seres vivos. Desenvolvendo assim, consciências ecológicas no meio em que se vive.
Desenvolvimento e metodologia
Na 1º etapa: Para trabalhar o conteúdo sobre o meio ambiente no bairro, com os alunos do 3° ano 1, 2, 3, 4, realizamos uma entrevista com um morador antigo do bairro, buscando dados históricos sobre como era o meio ambiente antigamente e como ele foi se modificando até os dias de hoje. Este material serviu como um referêncial de informações, para em sala de aula, transformar-mos em um texto coletivo.
Na 2º etapa: Separamos o texto em parágrafo e cada aluno ilustrou um parágrafo para melhor interpretação da história contada e escrita.
Na 3º etapa: Nós do 3º ano, fundamental, fomos fazer um passeio de estudo pelo bairro, contamos com os alunos do 5º ano que nos acompanhou no passeio, mostrando-se simpatizantes com o projeto. Assim, observamos o meio ambiente do bairro hoje, atendendo aos conteúdos curriculares estudados e desenvolvidos com alunos de 3º ano, como: paisagem natural e urbana, localização do bairro na cidade e seu direcionamento quanto aos pontos cardeais, limites do bairro com bairros vizinhos, relevo alto e baixo, bueiros que antigamente eram córregos que cortavam o bairro, uma avenida arborizada, existência de uma pequena área de vegetação nativa ao lado oeste do bairro, muitas construções que acabaram de se realizar e muitas outras prósperas, Enfim percebemos que a tendência de crescimento do bairro é constante. O passeio foi de fundamental importância para aumentar o referêncial de informações coletadas, sobre o meio ambiente do bairro.
Na 4º etapa: Em sala de aula escrevemos um texto coletivo, relatando todo o passeio de estudo pelo bairro.
Na 5º etapa: No mapa do bairro foi trabalhada uma demarcação da paisagem natural e urbana do bairro hoje. Denominado: Mapa Ambiental do Bairro Januária de 2012, com legenda sobre a paisagem natural e urbana.
Na 6º etapa: Foi feito debates e reflexões de: Como era nosso bairro ontem e como ele está hoje? Quais as causas de sua modificação? De que forma ele foi se modificando? E que sugestões podemos propor para melhorar as ações, quanto à degradação e poluição do meio ambiente do bairro? Surgiu varias idéias de preservação dentre elas a construção de uma praça pública arborizada no bairro, trazendo uma boa qualidade de vida a todos.
Na 7º etapa: Fazer um Mapa Conceitual construído em sala de aula, mostrando através de uma síntese o entendimento do aluno, quanto ao conteúdo em estudo.
Na 8º etapa: Em paralelo às atividades em sala de aula, contamos com a parceria da professora Magali, responsável pelo laboratório de informática. No computador, a garotada entrou no programa: Cmap Tools, esquematizaram e digitaram o seu mapa conceitual, tratando-se de uma síntese construída pelo aluno, conforme seu entendimento do conteúdo estudado.
Na 9º etapa: Apresentação feita pelos alunos, de todo o trabalho, contando através das ilustrações, toda história do bairro, seguindo junto, o trabalho de pesquisa e estudo de campo realizado; bem como as propostas de preservação ao meio ambiente em que vivemos, para toda comunidade escolar no dia: 05 de junho de 2012, aproveitando da oportunidade, homenageamos o dia mundial do MEIO AMBIENTE.
No final das apresentações cantamos a música: Natureza de Elizabete Lacerda, para toda comunidade escolar.
Avaliação
O projeto colaborou para olhar de forma diferente o desenvolvimento do seu bairro e viver como protagonista das mudanças ambientais. Olhar de proteção ao MEIO AMBIENTE que se vive e conseqüentemente, desenvolver consciências ecológicas, onde cada um fazendo a sua parte, o mundo ficará bem melhor.
Realizadores
Projeto: Realizado na Escola: Prof: Alda Santos de Vargas com alunos dos 3º ano 1, 2, 3,4 e 5º ano
Sobre direção e execução da prof: Ângela Goulart Gonçalves.
Execução e participação das professoras Fátima e Ivonete (Voninha)
Colaboração da prof: de informática, Magali
Acompanhamento e colaboração da Diretora Pedagógica: Maria Bratti.
E toda a comunidade escolar que prestigiou, motivou e mobilizou-se para acompanhar e entender o projeto sobre: CONHECENDO NOSSO BAIRRO A PARTIR DO MEIO AMBIENTE.
-->
muito legal!!!
ResponderExcluirParabéns a todos!!
Lindo trabalho....
ResponderExcluirParabéns!!!