ESCOLA


Uploaded with ImageShack.us
Uploaded with ImageShack.us

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Sequencia Didática - Texto: DEZ casas e UM poste que Pedro fez.


Tema: Eu no mundo
Objetivo de ensino: Observar a localização e a movimentação de objetos no espaço, identificando mudanças de direções, considerando mais de um referencial

Objetivos de aprendizagens: Identificar números nos diferentes contextos em que se encontram, em suas diferentes funções(cardinalidade), medida de grandeza( 2 quilos, 3 dias, gráficos, mapas, etc...), indicador de posição(número ordinal), e código(número de casa, telefone, placa de carro, etc...)
Tratamento de informação: Formular questões sobre aspectos familiares que geram pesquisas e observações para coletar dados quantitativos e qualitativos.
Nas disciplinas de geografia e geometria trabalha-se a noção de localização, eu em relação ao universo.
Na disciplina de português, trabalha-se a produção de texto, relendo e despertando à criatividade.
Na disciplina de artes á música e a interpretação ilustrativa, através dos desenhos.

Desenvolvimento das atividades:
Texto complementar: Ora Bolas
OI,OI, OI, OLHA PARA MIM
EU ESTOU AQUI.


(Esta atividade, onde cada criança desenhou seu rosto e colocou no cartaz, foi para dar ênfase ao refrão da nova letra da música: EU NO MUNDO, repensada e elaborada num espaço coletivo.)
















ONDE VOCÊ MORA?
MORO LÁ NAQUELA CASA



 





















( Procuramos sempre analisar cada verso e estrofe da música para poder ilustrar, entendendo o significado de cada estrofe do texto.)

ONDE ESTÁ A CASA?
A CASA ESTÁ NA RUA














ONDE ESTÁ A RUA?
A RUA ESTÁ NO BAIRRO





















TA NA CIDADE DE SOMBRIO


ONDE ESTÁ SOMBRIO?
 NO SUL DE SANTA CATARINA
















ONDE ESTÁ SANTA CATARINA?
 NO SUL DO BRASIL









ONDE FICA O BRASIL?
 NA AMÉRICA DO SUL DO CONTINENTE AMERICANO
CERCADO DE OCEANOS, TERRAS MAIS DISTANTES
DOS OUTROS CONTINENTES.


ONDE FICAM OS CONTINENTES?
FICA  DENTRO DO PLANETA

E COM É O PLANETA?
O PLANETA É UMA BOLA QUE REBOLA LÁ NO CÉU.









OI, OI, OI, OLHA PARA MIM.
EU ESTOU AQUI.



 
























ADAPTAÇÃO DA MÚSICA: ORA BOLAS DE: PAULO TATIT E EDITH DERKS.
 Procuramos trazer a história da música para o nosso espaço e nos vermos neste contexto.

ATIVIDADE DESENVOLVIDA A PARTIR DO TEXTO: EU NO MUNDO

 a) MAPA CONCEITUAL - sintetizando minha localização no mundo em que vivo. 
Nesta atividade fomos para o espaço da sala de informática, no programa: Cmaps Tools, foi onde cada aluno digitou seu mapa conceitual, sintetizando sua localização no mundo.








 




b) FAZER UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS CONTANDO COMO VOCÊ ENTENDEU SOBRE: SUA LOCALIZAÇÃO NO MUNDO.
 Nesta atividade cada aluno realizou, sua história em quadrinho, contando seu entendimento ou explicando como foi realizado a atividade, foi um momento bastante criativo.
c) Como todo professor é um eterno aprendiz, fui no programa: Hagáquê e construí histórias em quadrinhos, aproveitando os saberes dos alunos, digitei  o texto do Eduardo e do Murilo e também da Natália, agora que aprendi, aos poucos posso ensinar meus alunos.

Texto: Eduardo- 3º ano



TEXTO: Murilo e Natália





c)- APRESENTAÇÃO DA MÚSICA: EU NO MUNDO, CANTADA E ILUSTRADA, NAS SALAS DE AULA, PARA DIVULGAÇÃO E VALORIZAÇÃO DO  TRABALHO REALIZADO:


 BOM RECESSO ESCOLAR!!!! CANTE MUUUUUITO!!!
















Sequencia Didática- DEZ casas e UM poste que Pedro fez

Tema: EU NO MUNDO!

Objetivo de Ensino
Objetivo de Aprendizagem: 
Nas disciplinas de geografia e geometria trabalha-se a noção de localização, eu em relação ao universo.
Na disciplina de português, trabalha-se a produção de texto, relendo e despertando à criatividade.
Na disciplina de artes á música e a interpretação ilustrativa, através dos desenhos.
Produções textuais:

1º- etapa: Adaptação da música: Ora Bolas, de Paulo Tatit Edith Derks. Num fazer coletivo, surgiu uma nova letra de música, que passou a se chamar: EU NO MUNDO. Procuramos trazer a história da música para o nosso meio e espaço, pensando neste contexto, ilustramos cada verso da música.

2º- etapa: Mapa conceitual- Nesta atividade, fomos para o espaço da sala de informática e no programa: Cmaps Tools, cada aluno digitou seu mapa conceitual, sintetizando sua localização no mundo.

3º- etapa: Em dupla e individual os alunos produziam uma história em quadrinho, contando como entendeu sobre sua localização no mundo. De como ele se vê neste contexto, foi um momento bastante criativo. 

4º-etapa: Aproveitando esse saber dos alunos foi ao programa: Hagá Quê, e digitei o textos do aluno Eduardo e da aluna Natália e Murilo, que se transformou em duas histórias em quadrinhos.


5º-etapa: Apresentação da nova música: EU NO MUNDO, nas salas de aula para divulgação e valorização do trabalho realizado.
  

Trabalho realizado com o 3º anos
Professora: Ângela
Acompanhamento da Diretora Pedagógica: Maria Bratti

Pegue este efeito no Site Tony Gifs Javas

borboletas

Pegue este efeito no Site Tony Gifs Javas

Pegue este efeito no Site Tony Gifs Javas

coração

Pegue este efeito no Site Tony Gifs Javas

Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br