Tema: Eu no mundo
Objetivo de ensino: Observar a localização e a movimentação de objetos no espaço, identificando mudanças de direções, considerando mais de um referencial
Objetivos de aprendizagens: Identificar números nos diferentes contextos em que se encontram, em suas diferentes funções(cardinalidade), medida de grandeza( 2 quilos, 3 dias, gráficos, mapas, etc...), indicador de posição(número ordinal), e código(número de casa, telefone, placa de carro, etc...)
Tratamento de informação: Formular questões sobre aspectos familiares que geram pesquisas e observações para coletar dados quantitativos e qualitativos.
Nas disciplinas de geografia e geometria trabalha-se a noção de localização, eu em relação ao universo.
Na disciplina de português, trabalha-se a produção de texto, relendo e despertando à criatividade.
Na disciplina de artes á música e a interpretação ilustrativa, através dos desenhos.
Desenvolvimento das atividades:
Texto complementar: Ora Bolas
OI,OI, OI, OLHA PARA MIM
EU ESTOU AQUI.
(Esta atividade, onde cada criança desenhou seu rosto e colocou no cartaz, foi para dar ênfase ao refrão da nova letra da música: EU NO MUNDO, repensada e elaborada num espaço coletivo.)
ONDE VOCÊ MORA?
MORO LÁ NAQUELA CASA
( Procuramos sempre analisar cada verso e estrofe da música para poder ilustrar, entendendo o significado de cada estrofe do texto.)
ONDE ESTÁ A CASA?
A CASA ESTÁ NA RUA
ONDE ESTÁ A RUA?
A RUA ESTÁ NO BAIRRO
TA NA CIDADE DE SOMBRIO
ONDE ESTÁ SOMBRIO?
NO SUL DE SANTA CATARINA
NO SUL DO BRASIL
ONDE FICA O BRASIL?
NA AMÉRICA DO SUL DO CONTINENTE AMERICANO
CERCADO DE OCEANOS, TERRAS MAIS DISTANTES
DOS OUTROS CONTINENTES.
ONDE FICAM OS CONTINENTES?
FICA DENTRO DO PLANETA
E COM É O PLANETA?
O PLANETA É UMA BOLA QUE REBOLA LÁ NO CÉU.
OI, OI, OI, OLHA PARA MIM.
EU ESTOU AQUI.
ADAPTAÇÃO DA MÚSICA: ORA BOLAS DE: PAULO TATIT E EDITH DERKS.
Procuramos trazer a história da música para o nosso espaço e nos vermos neste contexto.
ATIVIDADE DESENVOLVIDA A PARTIR DO TEXTO: EU NO MUNDO
a) MAPA CONCEITUAL - sintetizando minha localização no mundo em que vivo.
Nesta atividade fomos para o espaço da sala de informática, no programa: Cmaps Tools, foi onde cada aluno digitou seu mapa conceitual, sintetizando sua localização no mundo.
Nesta atividade fomos para o espaço da sala de informática, no programa: Cmaps Tools, foi onde cada aluno digitou seu mapa conceitual, sintetizando sua localização no mundo.
b) FAZER UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS CONTANDO COMO VOCÊ ENTENDEU SOBRE: SUA LOCALIZAÇÃO NO MUNDO.
Nesta atividade cada aluno realizou, sua história em quadrinho, contando seu entendimento ou explicando como foi realizado a atividade, foi um momento bastante criativo.
c) Como todo professor é um eterno aprendiz, fui no programa: Hagáquê e construí histórias em quadrinhos, aproveitando os saberes dos alunos, digitei o texto do Eduardo e do Murilo e também da Natália, agora que aprendi, aos poucos posso ensinar meus alunos.
Texto: Eduardo- 3º ano
TEXTO: Murilo e Natália
c)- APRESENTAÇÃO DA MÚSICA: EU NO MUNDO, CANTADA E ILUSTRADA, NAS SALAS DE AULA, PARA DIVULGAÇÃO E VALORIZAÇÃO DO TRABALHO REALIZADO:
BOM RECESSO ESCOLAR!!!! CANTE MUUUUUITO!!!
Sequencia Didática- DEZ casas e UM poste que Pedro fez
Tema: EU NO MUNDO!
Objetivo de Ensino:
Objetivo de Aprendizagem:
Nas disciplinas de geografia e geometria trabalha-se a noção de localização, eu em relação ao universo.
Objetivo de Aprendizagem:
Nas disciplinas de geografia e geometria trabalha-se a noção de localização, eu em relação ao universo.
Na disciplina de português, trabalha-se a produção de texto, relendo e despertando à criatividade.
Na disciplina de artes á música e a interpretação ilustrativa, através dos desenhos.
Produções textuais:
Produções textuais:
1º- etapa: Adaptação da música: Ora Bolas, de Paulo Tatit Edith Derks. Num fazer coletivo, surgiu uma nova letra de música, que passou a se chamar: EU NO MUNDO. Procuramos trazer a história da música para o nosso meio e espaço, pensando neste contexto, ilustramos cada verso da música.
2º- etapa: Mapa conceitual- Nesta atividade, fomos para o espaço da sala de informática e no programa: Cmaps Tools, cada aluno digitou seu mapa conceitual, sintetizando sua localização no mundo.
3º- etapa: Em dupla e individual os alunos produziam uma história em quadrinho, contando como entendeu sobre sua localização no mundo. De como ele se vê neste contexto, foi um momento bastante criativo.
4º-etapa: Aproveitando esse saber dos alunos foi ao programa: Hagá Quê, e digitei o textos do aluno Eduardo e da aluna Natália e Murilo, que se transformou em duas histórias em quadrinhos.
5º-etapa: Apresentação da nova música: EU NO MUNDO, nas salas de aula para divulgação e valorização do trabalho realizado.
Trabalho realizado com o 3º anos
Professora: Ângela
Acompanhamento da Diretora Pedagógica: Maria Bratti
Nenhum comentário:
Postar um comentário