NÓS PROFESSORES, SABEMOS QUE HÁ DIFICULDADES EM TRAÇAR AS PRIMEIRAS LETRAS, QUE ALGUNS ALUNOS USAM UM LINGUAJAR MEIO INADEQUADO, SIM, TEMOS QUE VER ISSO, MAS POR QUE NÃO PERCEBERMOS QUE HÁ VIDA EXISTENTES NAS ESCOLAS?
VIDAS SEDENTAS DE CURIOSIDADES, DE CARÊNCIAS MIL, DE ELEVAR SUA AUTO ESTIMA, DE SE SENTIREM AUTORES DE SEU PRÓPRIO FAZER.
O QUE DEVEMOS ENSINAR DEVERIA VIR DOS INTERESSES DAS CRIANÇAS, COISAS QUE NÃO É MUITO DISCUTIDO SOCIALMENTE.
ACREDITO QUE AS CRIANÇAS APRENDEM MUITO MAIS E COM MAIS PRAZER, ATRAVÉS DA MÚSICA QUE CANTA, estabelecendo uma relação entre ensino e vida, a música da esse suporte de entendimento e celebração. Também, SUAS ILUSTRAÇÕES COM LAPÍS E PINCÉIS, IMAGENS DE MIL FORMAS QUE SAI DE SUA IMAGINAÇÃO, APRENDEM COM SUAS EXPRESSÕES CORPORAIS, DANÇAS, TEATRO, PROJETOS, PRODUÇÕES DE ESCRITAS E ARTESANAIS, OPORTUNIZANDO MOMENTOS ONDE VARIADOS TIPOS DE LEITURAS SERÃO REALIZADAS; ISSO TUDO SIGNIFICA IR ALÉM DO QUE QUEREMOS ENSINAR; DIFERENTE DO SÓ FICAR RETENDO INFORMAÇÕES.
A ESCOLA É MUITO MAIS QUE O ESPAÇO DOS NÚMEROS, DAS LETRAS, DAS COPIAS, DAS DECOREBAS, DAS FORMULAS, DAS AVALIAÇÕES MEDIDAS POR NÚMEROS E PAPÉIS, QUE GERALMENTE, SÃO OS MAIS USADOS E VALORIZADOS POR PAIS E PROFESSORES.
A VIDA BROTA DA CONVIVÊNCIA E INTERAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR, GESTOS, MODOS E MANEIRAS DE SER, COM CERTEZA SIGNIFICAM MAIS PARA AS CRIANÇAS, QUE A PRÓPRIA APRENDIZAGEM FORMAL.
VONTADES E SABERES, QUE PARA NÓS PARECEM INSIGNIFICANTES, É TUDO QUE ELAS PRECISAM PARA SE CONCEITUAREM DENTRO DE UM NOVO FAZER, COISAS PEQUENAS VALEM MAIS QUE TODA CAPACIDADE NO ENSINAR.
CUSTAMOS A ENXERGAR QUE HÁ VIDA NAS ESCOLAS; CRIANÇAS SÃO VIDAS QUE SENTEM, VIDAS QUE COMPÕEM, QUE PENSAM, QUE CRIAM, QUE IMAGINAM, FANTASTICAMENTE, QUE DESEJAM VIVER MELHOR NO SEU MUNDO E PARA O MUNDO, SONHAM ATÉ OS POSSÍVEIS SONHOS, E VÃO MUITO ALÉM.
A CRIANÇA É FONTE DE CONHECIMENTO PARA UM NOVO APRENDER, É NELA QUE ENCONTRAMOS OS SAITES PARA A MUDANÇA, BASTA OLHA- LAS, COM OLHOS DE VIDA, DE CRESCIMENTO EM TODOS OS SENTIDOS, PARA VIVER E APRENDER COM ELAS A CRIAR E PROMOVER A VIDA.
"A EDUCAÇÃO NÃO É A PREPARAÇÃO PARA A VIDA: É A VIDA!" (Joan Manuel Del Pozo) educador, pensador, escritor, filósofo e político, em entrevista concedida para revista: Presença Pedagógica. NOV./ DEZ.2012 EDITORA DIMENSÃO- V.18/ N.108
Nenhum comentário:
Postar um comentário