ESCOLA


Uploaded with ImageShack.us
Uploaded with ImageShack.us

sábado, 21 de abril de 2012

CARACTERÍSTICAS DE CADA PERSONAGEM DO SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO, CRIADO POR MONTEIRO LOBATO

  • Emília- Feita de retalhos de pano e marcela, por Tia Nastácia e dada de presente para Narizinho. No início de sua existência, não falava, nem se movia, depois que tomou as pilulas do Dr: Caramujo virou uma personagem surreal, mistura de boneca e gente.As características marcantes na personalidade de Emília são definidas como uma boneca asneirante e tagarela.É a personagem principal das tramas porque representa as crianças egocêntricas e curiosas.
  •  Narizinho- O nome dela é Lúcia, mas todos a chamam de narizinho por ter o nariz arrebitado.Ela convive com a natureza e representa a simplicidade da criança.Além de se divertir com Emília, sua boneca de pano, Narizinho tem um companheiro seu primo Pedrinho.
  •  Pedrinho- É a imagem de Monteiro Lobato, quando criança, um moleque que adora passar as férias no sítio do Pica-Pau Amarelo.Ele mora em São Paulo. O Menino gosta tanto das aventuras no sítio que Monteiro Lobato escreve um livro com o nome: Caçadas de Pedrinho.Na cidade ele vive sonhando com o sítio, porque lá ele faz tudo que gosta como: Comer quitutes gostosos da Tia Nastácia,pescar no Ribeirão comTio Barnabé e aprender a caçar onça pintada e a jaguatirica do mato e também andar no seu cavalo Alazão.
  • Visconde de Sabugosa-É um personagem surreal, pois une a fantasia e realidade Ele surge como um brinquedo feito de sabugo de milho por Pedrinho que o esquece na biblioteca do sítio.De tanto ficar na biblioteca virou intelectual, pois lia muitos livros  de todos os tipos e tamanhos.Sempre se submete as ordens da Emília, apesar de carregar consigo um titulo de nobreza. Gosta de usar um vocabulário culto e rebuscado, mostrando sua intelectualidade.Usa cartola, casaca e óculos. Enquanto os personagens assustam se com o Saci e a Cuca, Visconde teme ser abandonado no pasto e virar comida da vaca Mocha.
  • Bruxa Cuca- Personagem do folclore brasileiro que vive no Sitio do Pica-Pau Amarelo, amedrontando os adultos e crianças.
Saci- Pererê- personagem do folclore brasileiro que vive no Sítio fazendo suas molecagens de menino bagunceiro e inquieto. Tio Barnabé vive querendo pega-lo mas nunca consegue.

27 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Sou professora e gostei muito desse trabalho, é muito bonito e criativo. É muito bom poder contar com esse talento na hora das minhas pesquisas. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aetewterytreyretgreygregrftgergerytreyergefdgteyegdfghfhdghfhdgyhtruthgyhtrghfghtyhrtgrt

      Excluir
  3. Que bom que você também gostou! O blog: ESCOLA É VIDA, agradece por esse olhar bacana de pesquisadora e com certeza uma excelente professora! OBRIGADA!

    ResponderExcluir
  4. gostei muito desta caracteristicas obg ESCOLA DA VIDA......

    ResponderExcluir
  5. Que bom que você também gostou Nataly!!!!! O blog Escola é vida agradece seu olhar...!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Gostei bastante, parabéns por incentivar nossos personagens. Nossos super heróis.

    ResponderExcluir
  7. e a tia NASTACIA mesmo sem ela ficou muito bom !!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. vlw minha fessoara mando uma tarefa pra escrever isso e ela gosto alera vlw ai

    ResponderExcluir
  9. Vlw, tenho que fazer a biografia de monteiro lobato. me ajudou muito

    ResponderExcluir
  10. PARABÉNS PELO TRABALHO SÃO ESSA IDÉIAS QUE PRECISAMOS PARA APRIMORARMOS NOSSOS TRABALHOS E TERMOS TAMBÉM CRIATIVIDADES. MUITO OBRIGADA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. tia anastacia era empregada, não entra né!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é!!! Não deveria, mas de uma certa forma nos dava a entender que era!!!! Por isso nosso saudoso Monteiro Lobato foi muito criticado!!!

      Excluir
  12. Gostei do seu trabalho,muito criativo.
    Parabéns!!
    Otília Leon

    ResponderExcluir
  13. Gostei do seu trabalho,muito criativo.
    Parabéns!!
    Otília Leon

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Blog Escola é Vida agradece!!!!Essas observações nos enche de alegria e satisfação por saber que pessoas maravilhosas gostaram de todo um trabalho realizado com amor e dedicação!!!

      Excluir
  14. so precisava de mais informaçoes mas e criativo parabens

    ResponderExcluir
  15. so precisava de mais informaçoes mas e criativo parabens

    ResponderExcluir
  16. Sp faltou a dia Nastácia e o Rio barnabe

    ResponderExcluir