ESCOLA


Uploaded with ImageShack.us
Uploaded with ImageShack.us

sábado, 21 de abril de 2012

CARACTERÍSTICAS DE CADA PERSONAGEM DO SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO, CRIADO POR MONTEIRO LOBATO

  • Emília- Feita de retalhos de pano e marcela, por Tia Nastácia e dada de presente para Narizinho. No início de sua existência, não falava, nem se movia, depois que tomou as pilulas do Dr: Caramujo virou uma personagem surreal, mistura de boneca e gente.As características marcantes na personalidade de Emília são definidas como uma boneca asneirante e tagarela.É a personagem principal das tramas porque representa as crianças egocêntricas e curiosas.
  •  Narizinho- O nome dela é Lúcia, mas todos a chamam de narizinho por ter o nariz arrebitado.Ela convive com a natureza e representa a simplicidade da criança.Além de se divertir com Emília, sua boneca de pano, Narizinho tem um companheiro seu primo Pedrinho.
  •  Pedrinho- É a imagem de Monteiro Lobato, quando criança, um moleque que adora passar as férias no sítio do Pica-Pau Amarelo.Ele mora em São Paulo. O Menino gosta tanto das aventuras no sítio que Monteiro Lobato escreve um livro com o nome: Caçadas de Pedrinho.Na cidade ele vive sonhando com o sítio, porque lá ele faz tudo que gosta como: Comer quitutes gostosos da Tia Nastácia,pescar no Ribeirão comTio Barnabé e aprender a caçar onça pintada e a jaguatirica do mato e também andar no seu cavalo Alazão.
  • Visconde de Sabugosa-É um personagem surreal, pois une a fantasia e realidade Ele surge como um brinquedo feito de sabugo de milho por Pedrinho que o esquece na biblioteca do sítio.De tanto ficar na biblioteca virou intelectual, pois lia muitos livros  de todos os tipos e tamanhos.Sempre se submete as ordens da Emília, apesar de carregar consigo um titulo de nobreza. Gosta de usar um vocabulário culto e rebuscado, mostrando sua intelectualidade.Usa cartola, casaca e óculos. Enquanto os personagens assustam se com o Saci e a Cuca, Visconde teme ser abandonado no pasto e virar comida da vaca Mocha.
  • Bruxa Cuca- Personagem do folclore brasileiro que vive no Sitio do Pica-Pau Amarelo, amedrontando os adultos e crianças.
Saci- Pererê- personagem do folclore brasileiro que vive no Sítio fazendo suas molecagens de menino bagunceiro e inquieto. Tio Barnabé vive querendo pega-lo mas nunca consegue.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Sou professora e gostei muito desse trabalho, é muito bonito e criativo. É muito bom poder contar com esse talento na hora das minhas pesquisas. Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Que bom que você também gostou! O blog: ESCOLA É VIDA, agradece por esse olhar bacana de pesquisadora e com certeza uma excelente professora! OBRIGADA!

    ResponderExcluir
  4. gostei muito desta caracteristicas obg ESCOLA DA VIDA......

    ResponderExcluir