CONTO DE FADAS: O PATINHO FEIO: (Hans Chistian Andersen)- Para ser um conto de fadas é necessário que no final da história, apresente um consolo, uma recuperação ou uma transformação positiva do personagem.
Através dos contos de fada, a criança coloca em ordem sua casa interior( Psicanalista Bruno Bettelhein) alivia pressões, medos e angustias, os contos são espelhos mágicos que reflete alguns aspectos dos nosso mundo interior e dos passos necessários para evoluirmos da imaturidade para a maturidade.
1- Depois de assistir ao vídeo: O PATINHO FEIO, através da troca de ideias em grupo, refletir sobre a história, tentando se perceber no lugar do patinho feio.
2- Perguntar e responder sobre a história do Patinho feio, através da brincadeira da batata quente, na medida que a caixa de perguntas vai passando no circulo, o grupo vai cantando a música: Os patinhos foram passear... Quando cantar o primeiro quá, que é o grito da pata mãe, para de rodar a caixa de perguntas no circulo, onde o aluno que se encontrar com a caixa na mão indicará alguém para responder a pergunta que ele vai ler.
PERGUNTAS DA CAIXINHA:
* Quantos patinhos nasceram?
* Porque a pata mãe e o pato pai discutiram?
* Porque a pata mãe rejeitou um dos patinhos?
* Qual foi a atitude do patinho ao descobrir que sua família o rejeitavam?
* Além de Dona pata e seus irmãos, quem mais, não quis saber do patinho?
* Quando a família de cisne encontrou o patinho, o que ele estava fazendo?
* Quem acolheu o patinho feio?
* Quais das duas famílias da história, você acha que é a verdadeira família do Patinho feio?
* Como será que o ovo do patinho feio foi parar no ninho de Dona pata?
* Quando o patinho parou de sofrer?
* Qual foi a atitude do patinho em relação a sua antiga família, ao descobrir que não era feio?
3- Confeccionar através de dobraduras as duas famílias da história do Patinho feio, incluindo a mãe pata, montando um lindo painel sobre a história.
Nenhum comentário:
Postar um comentário