Todos os dias observam como estava o tempo. Alunos dos 3º ano, da Escola Prof. Alda Santos de Vargas, cada dia vivido em sala de aula marcavam no calendário um símbolo, representando como estava o tempo no mês de março e assim sucessivamente até o mês de novembro de 2012, no nosso bairro.
Esta experiência foi muito legal e significativa devido a observação e expectativa que se formava, quanto à escassez da chuva e os dias abafados e quentes em que vivíamos.
Para realizar este trabalho, tivemos como base o calendário em sala de aula, que despertou no aluno inúmeros conhecimentos, que com certeza ficará integrados no sensorial perceptivo da criança, conforme as inúmeras atividades realizadas como:
Os fenômenos da natureza e seu poder de transformação relacionada ao clima.
A importância do equilíbrio da natureza para todos os seres vivos.
Como o tempo e o clima influenciam no nosso dia a dia, quanto a pratica de esporte, plantações, vestuário e saúde.
Percebendo também as ações relacionadas a duração do intervalo de tempo, isto é, quantos dias têm uma semana? significado de hoje, ontem, amanhã, depois de amanhã, antes de ontem. Quantos dias tem um mês? Quantos meses têm um ano? Primeiro mês e último mês do ano? Nomes dos meses do ano? Quais os meses que tem 30 e 31 dias? Qual o mês do meu aniversário? Qual o mês que tem mais e menos aniversariantes na sala de aula? Quantos meses forma um bimestre, trimestre e semestre? Quantos dias têm um ano? Quais as estações do ano? Qual a duração de uma estação do ano? Mês que começa e que termina cada uma delas?
Observando o tempo, num sentido mais prolongado, compreendemos a mudança, que ocorreu com nosso corpo no aspecto físico, (fotos de quando éramos bebê).
Além dos registros históricos, que podemos olhar através de fotos e mapas de nosso bairro e cidade as mudanças ocorridas no aspecto geográfico e ver como eles são modificados historicamente.
A cada dia marcava-se os símbolos ( sol, nublado, chuva) do tempo no calendário que era nossa tabela de informações.
Cada final de mês era analisado e feito uma leitura que concluía-se, através da construção de um gráfico e consequentemente a produção coletiva de um texto narrando sobre o que aconteceu com o tempo no mês que passou. Trocando ideias neste momento de representação social, favorecendo o diálogo de informações, comparativas associativas e relativas.
Este trabalho exige persistência e dedicação por parte dos alunos e professor, com intenção de despertar no aluno, a interação com o seu tempo e mundo vivido, percepção que se constrói no dia a dia, dentro de uma caminhada coletiva, para um viver melhor, sem poluição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário