OBJETIVO GERAL:cOMPRENDER A CIÊNCIA COMO O ESTUDO DA NATUREZA E DO MEIO AMBIENTE EM RELAÇÃO COM OS SERES VIVOS, TENDO EM VISTA O APROVEITAMENTO RACIONAL DOS RECURSOS NATURAIS E A PRESERVAÇÃO DA VIDA, GARANTIDO UM ECOSSISTEMA EQUILIBRADO.
QUATRO ELEMENTOS DA NATUREZA
EM
INTEGRAÇÃO COM os seres vivos.
Justificativa:
O ser humano está cada vez mais insensivel ao ambiente natural, devido a correria do dia a dia e as informações aceleradas que muitas vezes exige toda nossa atenção; deixamos de perceber a essência e importância que o ambiente natural nos proporciona, com isso perdemos a oportunidade de
prestigiar e sentir seus beneficios e beleza. Precisamos estudar, para melhor conhecer e entender todo esse processo de vida e relação, meio ambiente natural e ser humano.
Conscientes, voltamos para uma educação em construção de um ser em conecção com a natureza, com as outras pessoas, e principalmente consigo mesmo. Assim, vamos através da preservação, continuar sendo essa fonte inesgotável de energia que emana a mãe natureza, sentir um com ela, pois somos e fazemos parte deste contexto maior de vida.
Objetivo:
Perceber a importância dos
Quatro Elementos da Natureza e sua interação com os seres vivos.
Metodologia:
a)
Para iniciar aos
estudos sobre os Elementos da Natureza, escutamos uma música: Natureza de
Elizabete Lacerda, para com ela, dar inicio a uma dança circular, que
representará a integração dos seres vivos com a natureza.(Todo inicio da aula de ciências, sobre os quatro elementos será dançado a dança circular).
b)
Construção de uma mandala que representará através de cada cor um elemento da natureza e a
integração entre si com os Seres Vivos.
c) Textos sobre: Cada
elemento da natureza, servindo de esclarecimento e material teórico a estudar.
d) Elaboração de perguntas sobre cada elemento da natureza e dos seres vivos, animais e vegetais, partindo da curiosidade dos alunos.
e)
Pesquisar sobre cada pergunta, na internet.
f)
Na sala de aula fazer uma peneiração das respostas pesquisadas, e escolher ou
formular no coletivo a melhor resposta.
g)
Dividir o coletivo em seis grupos como:
1º-
Grupo do sol
2º-
Grupo das águas
3º-
Grupo do solo
4º-
Grupo do ar
5º-
Grupo dos animais (seres vivos)
6º-
Grupo dos vegetais (seres vivos)
Quanto
ao coletivo, através da dança circular representará as pessoas, em relação a todos os quatro elementos, também os vegetais e animais.
h)
Cada grupo estudará sobre as perguntas e respostas de cada elemento da natureza e vegetais e animais, apresentando de forma ilustrativa
para o grande grupo.( powerpoint).
i)
No final de todo o trabalho apresentado, fazer a dança circular no coletivo em
volta da mandala, no ritmo e voz da música: Natureza,
para poder saudar toda a natureza e agradecer por tudo que ela nos proporciona.
j) SLIDE- Projeto: Quatro Elementos da Natureza,
dança cilcular em agradecimento e sintonia com toda natureza, que nos rodeia.
j) SLIDE- Projeto: Quatro Elementos da Natureza,
dança cilcular em agradecimento e sintonia com toda natureza, que nos rodeia.
Recursos:
Internet, música, som, maquina digital, desenhos, papéis coloridos.
Cronologia: O conteúdo trabalhado, envolve todo o conteúdo do plano anual de ciências do 3º ano, por isso o trabalho acontecerá durante as aulas de ciências no decorrer do ano.
Cronologia: O conteúdo trabalhado, envolve todo o conteúdo do plano anual de ciências do 3º ano, por isso o trabalho acontecerá durante as aulas de ciências no decorrer do ano.
Alunos:
3º ANO 1 e 3
Prof:
Ângela - 2012
PROJETO ACIMA EM DESENVOLVIMENTO.
TEXTOS PARA LER E REFLETIR:
A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA
Muitos não sabem que sem água não existiria vida. Pois aqueles que verdadeiramente não se importam com a escassez da água, é porque nunca passaram sede ou nunca precisaram caminhar quilômetros e quilômetros para pegar água com baldes na cabeça. Se pararmos para pensar um pouco, a água é o bem mais valioso que a Terra oferece a todos os seres vivos, desde a plantinha pequenina até os maiores animais do planeta. O corpo humano é 70% composto por água.
A água exerce função vital no organismo, porque regula a temperatura do corpo e é capaz de eliminar toxinas através da transpiração e urina. Se não existir água, não existirá comida, nem chuva. O dia em que a água começar a faltar as pessoas vão começar dar o devido valor que até então não davam. A água não serve somente para matar a sede, mas para as plantas fazerem o seu ciclo e produzir oxigênio, serve para matar a sede dos animais, para mantermos higiene, nos refrescarmos, para o bom desenvolvimento de todos os alimentos. Em todo o planeta Terra a água ocupa 97% , mas essa percentagem é de águas salgadas de oceanos e mares, apenas 3% do mundo todo é água potável. Quando a água faltar ninguém vai querer tomar água salgada.CICLO DA ÁGUA NA NATUREZA
HISTÓRIA DE UMA GOTINHA DE ÁGUA
Era uma vez uma gotinha de água pequenina e transparente. Juntamente com outras, formava a água de um lago. Um dia, o Sol brilhante aqueceu a água do lago. As gotinhas separaram-se, subiram e formaram o vapor de água . Já não se viam as gotinhas. No céu, a gotinha juntou-se a muitas outras e formaram as nuvens. O vento empurrou as nuvens e a Gotinha viajou por muitas terras. Quando a nuvem ficou mais pesada e encontrou ar mais frio, algumas gotinhas caíram em forma de chuva . Ao passar pela montanha, o ar era muito, muito frio e a gotinha juntou-se a outras e formaram água sólida. Caíram na terra em forma de neve . O calor do sol derreteu a neve e as gotinhas voltaram a ser água líquida. Parte da água introduziu-se na terra e alimentou as plantas. Outra parte infiltrou-se no solo. Quando encontrou rochas impermeáveis formou um lençol de água. A gotinha, com outras companheiras, correu debaixo da terra e formou uma nascente. A gotinha de água foi ter ao rio onde conheceu os peixes. O curso da água levou a gotinha até ao mar. Agora a gotinha faz parte do mar. Vive numa onda à espera que o Sol a aqueça para de novo poder subir e começar uma nova viagem.
PESQUISA SOBRE: O ELEMENTO ÁGUA.(perguntas que partiram da curiosidade dos alunos)
Perguntas
e respostas sobre o Elemento: Água
a). Como surgiu a água?
R-A água surgiu no decurso
das reações químicas que tiveram lugar no nosso planeta durante as primeiras
fases da sua formação.
b). Onde encontramos água?
R-Oceano, rios, açudes, cachoeiras,
lagoas,
d). O que é necessário
para que as águas dos rios, lagoas e açudes seja consumida pela população?
e). Quais as
características que a água deve ter para ser consumida?
f). Quais os tipos de água
que existe?
• R- Água Salgada
•
Água
Doce
g). Qual a diferença entre
a água contaminada e poluída? Quais doenças que a água contaminada pode
provocar?
R- A água contaminada é aquela que contém bactérias, vermes e vírus.
R- A água contaminada é aquela que contém bactérias, vermes e vírus.
A água poluída contém mau
cheiro, cor ou sabor. A água contaminada
ou poluída causam doenças como:
•
Leptospirose
•
Hepatite A
•
Cólera
•
Diarréia Aguda
R- Devemos não jogar lixo
nos ruas e rios, fazer tratamento de esgoto, evitar o desmatamento nas beiras
dos rios e lagoas.
i). De que maneira
aplicamos a água em nossa casa e escola?
R- CASA:
Aguar as plantas
Tomar
Banho
Lavar
louça, roupas
Limpar
a casa
ESCOLA:
Lavar banheiro, salas e corredores
Lavar
louça, fazer merenda
Lavar
as mãos
Beber
água
Usar
o banheiro e outros
TEXTO PARA LER E REFLETIR:
2)- ELEMENTO- SOL -ENERGIA SOLAR PARA TODOS OS SERES VIVOS.
O sol surge todos os dias, não necessariamente no mesmo lugar , mas no mesmo lado da Terra e que este lado do Planeta Terra foi denominado desde a antiguidade de leste ou nascente. O sol também se põe ou desaparece, não exatamente no mesmo lugar, mas no mesmo lado da Terra e que este lado é chamado de oeste ou poente. Estes nomes foram criados na antiguidade quando o homem pensava que o sol girava em torno da Terra.
O sol faz bem para os ossos; temos que nos expor ao sol para metabolizar através da pele o nosso organismo nutrindo de vitamina D e multiplicar as células. A exposição equilibrada no sol melhora o batimento cardiaco. O sol também ajuda na depressão das pessoas, pois elas adquirem energia solar e ficam mais dispostas e alegres.Não esquecendo jamais os horários e o tempo certo de se expor ao sol. Devemos sempre usar filtro solar para nos proteger dos raios ultravioleta que vem do sol, eles causam o câncer de pele.
E
PERGUNTAS CRIADAS PELOS ALUNOS E PESQUISADAS NA SALA DE INFORMÁTICA DA ESCOLA:
Elemento sol
a) O que é o Sol e como ele surgiu?
É a estrela central do Sistema Solar. Ele surgiu a partir da contração
de nuvens de gás e poeira, a qual a medida que se contraia passava a girar
rapidamente
b) O que o Sol faz de bom para Galáxia?
Ele ilumina e da vida para toda a
galáxia e o Planeta Terra. Ele dá energia para todos os seres vivos: homens,
animais e plantas.b) O que o Sol faz de bom para Galáxia?
c) Quais os raios solares que prejudicam a
nossa pele?
d) Antigamente como é que as pessoas se
protegiam do Sol?
E hoje, além disso, tudo usamos o filtro
solar.
Devemos usar:
g) Será que o sol é o causador do
aquecimento global? Por quê?
Não, porque são as ações do homem que prejudicam o meio
ambiente e poluem o ar e provocam o aquecimento global.
Desmatamentos, queimadas, fumaças
das chaminés, jogarem lixo nos rios, lagos e lagoas, Jogar lixo no chão,
jogar lixo nas praias, jogar lixo nos oceanos.
TEXTO PARA LER E REFLETIR:
3)- Perguntas e respostas sobre o Elemento: Ar
ELEMENTO: AR (atmosfera)
a) Onde é encontrado o ar?
b) Qual o gás encontrado na atmosfera no qual permite respirarmos?
R: É o oxigênio (O2)
c) Qual é a utilidade do ar e qual a
sua composição?
R: Ele é importante porque protege o nosso Planeta Terra dos raios ultravioletas do sol.
e) Quando o ar se movimenta é
chamado?
f) Qual o aparelho usado para medir a
velocidade e a direção dos ventos?
g) Qual o aparelho usado para medir
a pressão do ar?
R: Termômetro
h) Qual o aparelho usado para medir a
temperatura e umidade do ar?
R: Higrômetro e Psicômetro
i) Quando é que o vento ajuda?
O Vento ajuda quando ele refresca o ar nos
dias quentes e faz a proliferação das sementes na natureza.
j) Quando é que o vento atrapalha?
O vento atrapalha quando vem muito
forte e derruba as árvores, efeito de grandes furacões e tornados.
k) O que polui o ar?
l) O que devemos fazer para conservar o ar limpo?
R: Devemos colocar filtros nas
chaminés das fábricas, andar menos de carro e mais de bicicleta ou a pé e não
fazer queimadas.
Existem diferentes solos nos ambientes, mas três são os mais comuns: Solos arenosos, argilosos do sol, dos ventos, das plantas e se fragmentam em pequenas partículas.
Existem diferentes solos nos ambientes, mas três são os mais comuns: Solos arenosos, argilosos e humíferos ou húmicos. A origem desses solos está nas diferentes rochas que sofrem a ação das chuvas, do sol, dos ventos, das plantas e se fragmentam em pequenas partículas.
Os SOLOS ARENOSOS são mais soltos, não sustentam bem as raízes dos vegetais, não retêm muita água e são mais pobres em nutrientes; por isso as plantas têm mais dificuldade de crescer.
O SOLO ARGILOSO retém mais água é normalmente mais rico em nutrientes que o solo arenoso, porém pode dificultar o crescimento das raízes das plantas se estiver compactado, ou seja,muito "pilado" pelo excessivo uso do trator por exemplo. Assim o melhor solo para a as plantas não é nem muito arenoso, nem muito argiloso, deve ser uma mistura dos dois.
O solo humífero é um tipo de solo, também conhecido como terra preta ou terra roxa. Apresenta cerca de dez por cento de húmus.
Representa: o Solo
a) O que é o Solo?
É parte externa da superfície da terra.
b) Como surgiu o solo?
O solo surgiu das camadas vulcânicas formando rochas e
da variação atmosférica que é a chuva, temperatura, vegetais e umidades
originando o solo. Camadas
vulcânicas formando rochas
c) Quais os elementos que compõem o solo, formando
os tipos de solos?
d) Qual a importância do solo?
O solo é a onde todos os seres vivos vivem e onde
construímos nossas casas e plantamos nossos alimentos.
e) Abaixo do solo, ou seja, da camada de
terra onde diversas plantas fixam suas raízes, encontra-se o subsolo.
O que encontramos no subsolo?No subsolo encontramos minerais e camadas rochosas, que são importantes para o ser humano como: carvão, petróleo, água doce, etc.
O que encontramos no subsolo?No subsolo encontramos minerais e camadas rochosas, que são importantes para o ser humano como: carvão, petróleo, água doce, etc.
f) Quais as causas da destruição do solo?
São os desmatamentos da vegetação próximos aos rios e nas encostas
de morros e também as queimadas que tiram todos os nutrientes do solo, ficando
ele sem vida, seco, não servindo para o plantio.
Desmatamento das encostas de morros.
j) Como evitar a erosão?
k) Como evitar a poluição do solo?
Devemos proteger nosso solo com árvores, evitando o
desmatamento. Não utilizar agrotóxicos nas lavouras, evitar as queimadas. Assim,
teremos um solo produtivo para os nossos filhos.
A RELAÇÃO DE NÓS HUMANOS COM ESSES SERES, NA BUSCA PELA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE.
PARA BUSCAR ESTÁ HARMONIA, PROCURAMOS DANÇAR A DANÇA CIRCULAR AO REDOR DA MANDALA QUE REPRESENTA OS QUATRO ELEMENTOS E CANTAR A MÚSICA PARA NATUREZA.
CADA INÍCIO DA AULA DE CIÊNCIAS DANÇOU E CANTOU!
NO FINAL DESTE PROJETO, FAREMOS UMA APRESENTAÇÃO PARA TODA ESCOLA, COM OBJETIVO DE DIVULGAR O TRABALHO E SENSIBILIZAR A TODOS DA IMPORTÂNCIA DO NOSSO MEIO AMBIENTE E A RELAÇÃO QUE NOS SERES HUMANOS, TEMOS COM TODA NATUREZA E ANIMAIS E VEGETAIS.
TEXTO PARA LER E REFLETIR:
Tudo o que existe na natureza chamamos de seres, que são as coisas que a compõe.
Os seres vivos são aqueles que nascem, crescem, se reproduzem e morrem como os animais (inclusive o homem), fungos, plantas, algas, protozoárias e bactérias.
Existem ainda os objetos criados pelo homem, que não são vivos, como os carros, as roupas, os computadores, os brinquedos e vários outros.
b)- O que são animais vertebrados e como
eles se agrupam?
R- Animal vertebrado tem ossos (coluna vertebral).
Eles se agrupam como:
Cachorro, gato, galinha, boi, sapo, onça, urso, girafa, cavalo, etc.
c)- O que são animais invertebrados e como eles se agrupam?
R- Animal invertebrado não tem ossos. Eles se agrupam como: abelha, aranha, mosca, mosquito, pulga, borboleta, minhoca, etc.
d)- Quais os animais que podem transmitir doenças e como devemos controlar o ambiente para não pegarmos essas doenças?
R- Os ratos, mosquitos da Dengue, morcegos, carrapatos, bichos geográficos, cachorros, gatos e outros são animais que podem transmitir doenças.
Por isso, devemos sempre vacinar nossos animais de estimação e criá-los adequadamente, dando banho toda semana e levar no veterinário.
Boi- leite, carne, couro, manteiga, lingüiça iogurte, etc.
Porco- carne, salame, lingüiça
Abelha- mel própolis remédio
Peixe- carne, óleo
Ovelha- carne, lã
f)- Quais os animais que são utilizados como meio de transporte e trabalho para o homem?
R-Boi, cavalo, burro.
Antigamente o homem utilizava os animais para trabalhos e como meio de transporte. Hoje esta prática ainda existe, mas não deveria existir, porque maltrata muito os animais.
Veja alguns animais utilizados...
Boi, cavalo, burro.
6)- Seres vivos: Os vegetais
a) O que é vegetação ou Vegetais?
R- São formas de vida que cobrem o solo de uma região e também um conjunto de plantas nativas de certo locais, desde que esse local haja condições para o seu desenvolvimento, tais como:
–Luz
c)- Para que os homens utilizam as Plantas? E para que elas servem?
R- As plantas, frutas, grãos e sementes são ricos em proteínas e vitaminas que servem para fazer remédios, perfumes e alimentação. Por isso, os homens usam as plantas que são muito exploradas nas florestas brasileiras.
d) Porque são criados os Parques Nacionais?
R- Para garantir a continuação das espécies em nosso planeta, para que a natureza seja protegida dos predadores que querem cortar as árvores e matar os animais ou prende-los para contrabandear e vender aos estrangeiros.
DEPOIS DE PESQUISAR SOBRE: OS QUATRO ELEMENTOS
ESTUDARÃO OS SERES VIVOS, COMO: OS ANIMAIS E PLANTAS.
A IMPORTÂNCIA DESSES SERES PARA O EQUILIBRIO
DO MEIO AMBIENTE.A RELAÇÃO DE NÓS HUMANOS COM ESSES SERES, NA BUSCA PELA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE.
PARA BUSCAR ESTÁ HARMONIA, PROCURAMOS DANÇAR A DANÇA CIRCULAR AO REDOR DA MANDALA QUE REPRESENTA OS QUATRO ELEMENTOS E CANTAR A MÚSICA PARA NATUREZA.
CADA INÍCIO DA AULA DE CIÊNCIAS DANÇOU E CANTOU!
NO FINAL DESTE PROJETO, FAREMOS UMA APRESENTAÇÃO PARA TODA ESCOLA, COM OBJETIVO DE DIVULGAR O TRABALHO E SENSIBILIZAR A TODOS DA IMPORTÂNCIA DO NOSSO MEIO AMBIENTE E A RELAÇÃO QUE NOS SERES HUMANOS, TEMOS COM TODA NATUREZA E ANIMAIS E VEGETAIS.
TEXTO PARA LER E REFLETIR:
Tudo o que existe na natureza chamamos de seres, que são as coisas que a compõe.
Os seres vivos são aqueles que nascem, crescem, se reproduzem e morrem como os animais (inclusive o homem), fungos, plantas, algas, protozoárias e bactérias.
Existem ainda os objetos criados pelo homem, que não são vivos, como os carros, as roupas, os computadores, os brinquedos e vários outros.
Os seres não vivos são aqueles inanimados, que não possuem
vida, mas que também são da natureza, como o ar, a água, o solo e as pedras.
Veja o quanto é interessante, os seres vivos
precisam dos seres não vivos: a água não tem vida, porém quem mora na água
possui vida, como os peixes e as plantas aquáticas. Do mesmo modo, a terra não possui vida, mas as plantas necessitam dela e da
água para nascer e viver.
O ar
também não possui vida, mas homens e animais precisam dele para sobreviver, bem
como da água e da terra.
a)- Qual a importância dos animais para o Meio Ambiente?
R- Animal vertebrado tem ossos (coluna vertebral).
Eles se agrupam como:
Cachorro, gato, galinha, boi, sapo, onça, urso, girafa, cavalo, etc.
c)- O que são animais invertebrados e como eles se agrupam?
R- Animal invertebrado não tem ossos. Eles se agrupam como: abelha, aranha, mosca, mosquito, pulga, borboleta, minhoca, etc.
d)- Quais os animais que podem transmitir doenças e como devemos controlar o ambiente para não pegarmos essas doenças?
R- Os ratos, mosquitos da Dengue, morcegos, carrapatos, bichos geográficos, cachorros, gatos e outros são animais que podem transmitir doenças.
Por isso, devemos sempre vacinar nossos animais de estimação e criá-los adequadamente, dando banho toda semana e levar no veterinário.
e)- Quais os animais que servem de alimento para as
pessoas e quais são esses alimentos?
Animais- Alimentos
Galinha- Ovos, carne, lingüiçaAnimais- Alimentos
Boi- leite, carne, couro, manteiga, lingüiça iogurte, etc.
Porco- carne, salame, lingüiça
Abelha- mel própolis remédio
Peixe- carne, óleo
Ovelha- carne, lã
f)- Quais os animais que são utilizados como meio de transporte e trabalho para o homem?
R-Boi, cavalo, burro.
Antigamente o homem utilizava os animais para trabalhos e como meio de transporte. Hoje esta prática ainda existe, mas não deveria existir, porque maltrata muito os animais.
Veja alguns animais utilizados...
Boi, cavalo, burro.
6)- Seres vivos: Os vegetais
a) O que é vegetação ou Vegetais?
R- São formas de vida que cobrem o solo de uma região e também um conjunto de plantas nativas de certo locais, desde que esse local haja condições para o seu desenvolvimento, tais como:
–Luz
–Calor
–Umidade
b) Porque cada região apresenta
um tipo de vegetação?
R- Isso acontece devido a vários tipos de
clima predominante nas regiões brasileiras, que faz com que aconteçam as
biodiversidades de plantas por todo o território do Brasil.c)- Para que os homens utilizam as Plantas? E para que elas servem?
R- As plantas, frutas, grãos e sementes são ricos em proteínas e vitaminas que servem para fazer remédios, perfumes e alimentação. Por isso, os homens usam as plantas que são muito exploradas nas florestas brasileiras.
d) Porque são criados os Parques Nacionais?
R- Para garantir a continuação das espécies em nosso planeta, para que a natureza seja protegida dos predadores que querem cortar as árvores e matar os animais ou prende-los para contrabandear e vender aos estrangeiros.
No governo tem um órgão chamado IBAMA
que tem por obrigação de colocar fiscais para proteger toda a natureza e os
Parques Nacionais.
Os Parques Nacionais mais conhecidos de
nossa região são:
–Parque Ecológico do Maracajá
e) Antigamente o nosso país era quase todo
coberto de matas. Por que as matas foram sendo derrubadas?
R- Porque veio o desenvolvimento onde os homens foram derrubando as
matas e florestas para fazer as plantações, criação de gados, criação das
cidades com grandes prédios e casas, pontes, etc.
f) Quais os tipos de vegetação que existem
em no Estado de Santa Catarina?
R- Existem algumas áreas de Mata
Atlântica, área de reflorestamento como eucaliptos e pinheiros e também campos
e matas secundárias.
g) O que é reflorestar?
R- Reflorestar é plantar de novo o que foi
derrubado. Devemos plantar outras árvores para recuperar o que foi
destruído.
•Abacateiro
•Laranjeira
•bergamoteira
•Limoeiro
•Bananeira
•Pessegueiro
•Ameixeira
•Eucaliptos
•Goiabeiras
Pinheiros
•João Bolão
SERES VIVOS- PESSOAS, ANIMAIS E VEGETAIS EM INTERAÇÃO COM OS QUATRO ELEMENTOS DA NATUREZA- SOL, AGUÁ, SOLO E AR
ESTÁ ATIVIDADE DE DANÇAR AO REDOR DA MANDALA, QUE REPRESENTA OS QUATRO ELENTOS DA NATUREZA É PARA DESENVOLVER A CAPACIDADE DE INTERAGIR COM A NATUREZA, SENTINDO SUA ENERGIA E COMUNICAÇÃO, NA VERDADE É ESCUTAR E TENTAR SENTI-LA
Fotos-alunos do 3º ano 3 depois da construção da mandala, simbolizando os quatro elementos da natureza e sua integração com os seres vivos. PESSOAS, ANIMAIS E PLANTAS
COM A MÚSICA NATUREZA DE ELIZABETE LACERDA, DANÇAMOS A DANÇA CIRCULAR AO REDOR DA MANDALA AGRADECENDO E SAUDADO A NATUREZA QUE NOS BENEFICIA COM OS QUATRO ELEMENTOS ONDE CADA COR REPRESENTA UM ELEMENTO:
ELEMENTO SOLO- MARROM
ELEMENTO ÁGUA- AZUL
ELEMENTO AR- BRANCO
ELEMENTO SOL- AMARELO
MÚSICA- NATUREZA- CANTAR EM SALA DE AULA E DANÇAR- DANÇA CIRCULAR
Eu sou o sol
Sou um campo com flor
Sou benção de deus
Sou fonte de vida
Eu sei, sou seu céu!! é é éu
Sou a floresta.
Rio e mar!
Estrela cadente,
Sou chuva tão fresca que cai lá do céu
É é éu
Sou na na na na na na na na natureza
Sou na na na na na na na na natureza
Então cuida de mim
Eu vou cuidar de você
Preciso viver,
Quero viver
Em paz com você ê ê
No reino animal
No vegetal
No mineral
Querem viver,
Precisam viver
Em paz com você
Então cuida da vida
Cuida da água
Da abelha rainha
Dos passarinhos
Planta sementes de amor pelo chão
Cuida do nosso planeta
Sou na na na na na na na natureza
Sou na na na na na na na natureza
Então cuida do amor
Do beija-flor
Do amor pela terra
Eu amo o planeta
Todos os seres, florestas e mares, precisam de nós
De amor ô
Cuida, canta, ame o seu planeta
Preserve a nossa mãe, na na natureza
Sou na na na na na na na natureza
Sou na na na na na na na natureza
Cuida, canta, ame o seu planeta
Preserve a nossa mãe, na natureza
Sou na na na na na na na natureza
Sou na na na na na na na natureza
Então cuida de mim
EL
a) O que é o Solo?
É parte externa da superfície da terra.
b) Como surgiu o solo?
EITAS PELOS ALUNOS SOBRE:
ElemESTÁ ATIVIDADE DE DANÇAR AO REDOR DA MANDALA, QUE REPRESENTA OS QUATRO
ELENTOS DA NATUREZA É PARA DESENVOLVER A CAPACIDADE DE INTERAGIR COM A
NATUREZA, SENTINDO SUA ENERGIA E COMUNICAÇÃO, NA VERDADE É ESCUTAR E
TENTAR SENTI-LA.ento → TERRA
Representa: o Soloa) O que é o Solo?
É parte externa da superfície da terra.
b) Como surgiu o solo?
O solo surgiu das camadas vulcânicas formando rochas e
da variação atmosférica que é a chuva, temperatura, vegetais e umidades
originando o solo. Camadas
vulcânicas formando rochas
c) Quais os elementos que compõem o solo, formando
os tipos de solos?
O solo é
formando por rochas, raízes, pedras, vegetais, nutrientes, sais minerais e
outros tipos.
d) Qual a importância do solo?
O solo é a onde todos os seres vivos vivem e onde
construímos nossas casas e plantamos nossos alimentos.
e) Abaixo do solo, ou seja, da camada de
terra onde diversas plantas fixam suas raízes, encontra-se o subsolo.
O que encontramos no
O que encontramos no
f) Quais as causas da destruição do solo?EMENTO- TERRA-SOLO
Desmatamento das encostas de morros.
j) Como evitar a erosão?
Não fazendo desmatamento, nem queimadas. Fiscalizar
quem prática essas ações.
k) Como evitar a poluição do solo?
Além de não desmatar e nem praticar queimadas, devemos
não jogar lixo e agrotóxicos no solo.
Devemos proteger nosso solo com árvores, evitando o
desmatamento. Não utilizar agrotóxicos nas lavouras, evitar as queimadas. Assim,
teremos um solo produtivo para os nossos filhos.
PERGUNTAS FEITAS PELOS ALUNOS SOBRE: ELEMENTO
SOLO, COM PESQUISA REALIZADA NA SALA DE INFORMÁTICA DA ESCOLA.
Elemento → TERRARepresenta: o Solo
a) O que é o Solo?
R: É parte externa da superfície da terra.
b) Como surgiu o solo?
R: O solo surgiu das camadas vulcânicas formando
rochas e da variação atmosférica que é a chuva, temperatura, vegetais e
umidades originando o solo.
Camadas
vulcânicas formando rochas
c) Quais os elementos que compõem o solo, formando os
tipos de solos?
R: O solo é
formando por rochas, raízes, pedras, vegetais, nutrientes, sais minerais e
outros tipos.
d) Qual a importância do solo?
R: O solo é a onde todos os seres vivos vivem e onde
construímos nossas casas e plantamos nossos alimentos.
e)
Abaixo do solo, ou seja, da camada de terra onde diversas plantas fixam suas
raízes, encontra-se o subsolo.
Olá Elizabeth !!
ResponderExcluirGostei muitíssimo do seu blog !!....Tanto o visual, como principalmente os conteúdos !!
Citei esta postagem em : PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SOCIAL PARA ESCOLAS
http://ambienteecologicoblog.blogspot.com.br/2013/01/projeto-de-educacao-ambiental-e-social.html
Parabéns !!....Continue compartilhando seus conhecimentos e belas vivências !!....Luiz Spinola
Obrigada por esse olhar! Também é de pessoas assim que precisamos para continuar acreditando e fazendo uma Educação significativa, onde a teoria caminhe junto com a pratica.
ResponderExcluirCitar o BLOG: ESCOLA É VIDA no PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SOCIAL PARA AS ESCOLAS é uma grande satisfação para nós; pois sabemos que fomos apreciados e estamos no caminho certo, quanto a Educação de qualidade, e poder ajudar de alguma forma. Obrigada!!!... Ângela Goulart Gonçalves