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sábado, 5 de maio de 2012

OS QUATRO ELEMENTOS DA NATUREZA - ÁGUA - 3º ano- 2012-CIÊNCIAS




OBJETIVO GERAL:cOMPRENDER A CIÊNCIA COMO O ESTUDO DA NATUREZA E DO MEIO AMBIENTE EM RELAÇÃO COM OS SERES VIVOS, TENDO EM VISTA O APROVEITAMENTO RACIONAL DOS RECURSOS NATURAIS E A PRESERVAÇÃO DA VIDA, GARANTIDO UM ECOSSISTEMA EQUILIBRADO.








 QUATRO ELEMENTOS DA NATUREZA
EM INTEGRAÇÃO COM os seres vivos.



Justificativa:
O ser humano está cada vez mais insensivel ao ambiente natural, devido a correria do dia a dia e as informações aceleradas que muitas vezes exige toda nossa atenção; deixamos de perceber a essência e importância que o  ambiente natural nos proporciona, com isso perdemos a oportunidade de prestigiar e sentir seus beneficios e beleza. Precisamos estudar, para melhor conhecer e entender todo esse processo de vida e relação, meio ambiente natural e ser humano. 
Conscientes, voltamos para uma educação em construção de um ser em conecção com a natureza, com as outras pessoas, e principalmente consigo mesmo. Assim, vamos através da preservação, continuar sendo essa fonte inesgotável de energia que emana a mãe natureza, sentir um com ela, pois somos e fazemos parte deste contexto maior de vida.


Objetivo:
Perceber a importância dos Quatro Elementos da Natureza e sua interação com os seres vivos.



Metodologia: 
a)    Para iniciar aos estudos sobre os Elementos da Natureza, escutamos uma música: Natureza de Elizabete Lacerda, para com ela, dar inicio a uma dança circular, que representará a integração dos seres vivos com a natureza.(Todo inicio da aula de ciências, sobre os quatro elementos será dançado a dança circular).

b)   Construção de uma mandala que representará através de cada cor um elemento da natureza e a integração entre si com os Seres Vivos.



c) Textos sobre: Cada elemento da natureza, servindo de esclarecimento e material teórico a estudar.



d) Elaboração de perguntas sobre cada elemento da natureza e dos seres vivos, animais e vegetais, partindo da curiosidade dos alunos.
e) Pesquisar sobre cada pergunta, na internet.
f) Na sala de aula fazer uma peneiração das respostas pesquisadas, e escolher ou formular no coletivo a melhor resposta. 

g) Dividir o coletivo em seis grupos como:
1º- Grupo do sol
2º- Grupo das águas
3º- Grupo do solo
4º- Grupo do ar
5º- Grupo dos animais (seres vivos)
6º- Grupo dos vegetais (seres vivos)

Quanto ao coletivo, através da dança circular representará as pessoas, em relação a todos os quatro elementos, também os vegetais e animais.

h) Cada grupo estudará sobre as perguntas e respostas de cada elemento da natureza e vegetais e animais, apresentando de forma ilustrativa para o grande grupo.( powerpoint).

i) No final de todo o trabalho apresentado, fazer a dança circular no coletivo em volta da mandala, no ritmo e voz da música: Natureza, para poder saudar toda a natureza e agradecer por tudo que ela nos proporciona.



j) SLIDE- Projeto: Quatro Elementos da Natureza,
dança cilcular em agradecimento e sintonia com toda natureza, que nos rodeia.

Recursos: Internet, música, som, maquina digital, desenhos, papéis coloridos.


Cronologia: O conteúdo trabalhado, envolve todo o conteúdo do plano anual de ciências do 3º ano, por isso o trabalho acontecerá durante as aulas de ciências no decorrer do ano. 

Alunos: 3º ANO 1 e 3
Prof: Ângela - 2012   



PROJETO ACIMA EM DESENVOLVIMENTO.

 
TEXTOS PARA LER E REFLETIR:


1)- ELEMENTO ÁGUA- Oceanos, mares, rios, lagoas, riachos, açudes, córregos e lenções subterraneo

A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA

Muitos não sabem que sem água não existiria vida. Pois aqueles que verdadeiramente não se importam com a escassez da água, é porque nunca passaram sede ou nunca precisaram caminhar quilômetros e quilômetros para pegar água com baldes na cabeça. Se pararmos para pensar um pouco, a água é o bem mais valioso que a Terra oferece a todos os seres vivos, desde a plantinha pequenina até os maiores animais do planeta. O corpo humano é 70% composto por água.
A água exerce função vital no organismo, porque regula a temperatura do corpo e é capaz de eliminar toxinas através da transpiração e urina. Se não existir água, não existirá comida, nem chuva. O dia em que a água começar a faltar as pessoas vão começar dar o devido valor que até então não davam. A água não serve somente para matar a sede, mas para as plantas fazerem o seu ciclo e produzir oxigênio, serve para matar a sede dos animais, para mantermos higiene, nos refrescarmos, para o bom desenvolvimento de todos os alimentos. Em todo o planeta Terra a água ocupa 97% , mas essa percentagem é de águas salgadas de oceanos e mares, apenas 3% do mundo todo é água potável. Quando a água faltar ninguém vai querer tomar água salgada.
Por isso, cuide para a água não faltar, não a desperdice lavando carros, calçadas e no banho, pois essa água que muitos desperdiçam hoje sairá muito caro no futuro. Num futuro próximo uma garrafinha de água sairá muito caro e muitos não poderão comprar.




  CICLO DA ÁGUA NA NATUREZA

 HISTÓRIA DE UMA GOTINHA DE ÁGUA

  Era uma vez uma gotinha de água pequenina e transparente. Juntamente com outras, formava a água de um lago. Um dia, o Sol brilhante aqueceu a água do lago. As gotinhas separaram-se, subiram e formaram o vapor de água . Já não se viam as gotinhas. No céu, a gotinha juntou-se a muitas outras e formaram as nuvens. O vento empurrou as nuvens e a Gotinha viajou por muitas terras. Quando a nuvem ficou mais pesada e encontrou ar mais frio, algumas gotinhas caíram em forma de chuva . Ao passar pela montanha, o ar era muito, muito frio e a gotinha juntou-se a outras e formaram água sólida. Caíram na terra em forma de neve . O calor do sol derreteu a neve e as gotinhas voltaram a ser água líquida. Parte da água introduziu-se na terra e alimentou as plantas. Outra parte infiltrou-se no solo. Quando encontrou rochas impermeáveis formou um lençol de água. A gotinha, com outras companheiras, correu debaixo da terra e formou uma nascente. A gotinha de água foi ter ao rio onde conheceu os peixes. O curso da água levou a gotinha até ao mar. Agora a gotinha faz parte do mar. Vive numa onda à espera que o Sol a aqueça para de novo poder subir e começar uma nova viagem.

PESQUISA SOBRE: O ELEMENTO ÁGUA.(perguntas que partiram da curiosidade dos alunos)





Perguntas e respostas sobre o Elemento: Água





a). Como surgiu a água?
R-A água surgiu no decurso das reações químicas que tiveram lugar no nosso planeta durante as primeiras fases da sua formação.

b). Onde encontramos água?
R-Oceano, rios, açudes, cachoeiras, lagoas,
encontramos água também subsolo. (Aqüífero Guarani)














c). Qual o nome dado a toda superfície líquida de água que cobre o Planeta Terra?
R- Hidrosféra


d). O que é necessário para que as águas dos rios, lagoas e açudes seja consumida pela população?
R-   A água deverá ser canalizada, purificada e filtrada para consumirmos.


e). Quais as características que a água deve ter para ser consumida?
R- Ela deve ser potável para o consumo humano: cristalina, sem cheiro, sem sabor.

f). Quais os tipos de água que existe?
       R- Água Salgada
        Água Doce
        Água Mineral
g). Qual a diferença entre a água contaminada e poluída? Quais doenças que a água contaminada pode provocar?
 R- A água contaminada é aquela que contém bactérias, vermes e vírus.

A água poluída contém mau cheiro, cor  ou sabor. A água contaminada ou poluída causam  doenças como:
         Leptospirose
         Hepatite A
         Cólera
         Diarréia Aguda
         Vômitos
 Veja algumas imagens de como fico feia quando estou suja...







h). O que devemos fazer para não poluirmos as águas do Planeta Terra?
R- Devemos não jogar lixo nos ruas e rios, fazer tratamento de esgoto, evitar o desmatamento nas beiras dos rios e lagoas.


i). De que maneira aplicamos a água em nossa casa e escola?
R- CASA:
Aguar as plantas
Tomar Banho
Lavar louça, roupas
Limpar a casa
ESCOLA:



Lavar banheiro, salas e corredores
 Lavar louça, fazer merenda
Lavar as mãos
Beber água
Usar o banheiro e outros

TEXTO PARA LER E REFLETIR:

2)- ELEMENTO- SOL -ENERGIA SOLAR PARA TODOS OS SERES VIVOS.



 
 O sol surge todos os dias, não necessariamente no mesmo lugar , mas no mesmo lado da Terra e que este lado do Planeta Terra foi denominado desde a antiguidade de leste  ou nascente. O sol também se põe ou desaparece, não exatamente no mesmo lugar, mas no mesmo lado da Terra e que este lado é chamado de oeste ou poente. Estes nomes foram criados na antiguidade quando o homem pensava que o sol girava em torno da Terra.
O sol faz bem para os ossos; temos que nos expor ao sol para metabolizar através da pele o nosso organismo nutrindo de vitamina D e multiplicar as células. A exposição equilibrada  no sol melhora o batimento cardiaco. O sol também ajuda na depressão das pessoas, pois elas adquirem energia solar e ficam mais dispostas e alegres.Não esquecendo jamais os horários  e o tempo certo de se expor ao sol. Devemos  sempre usar filtro solar para nos proteger dos raios ultravioleta que vem do sol, eles causam o câncer de pele.

 













 E


PERGUNTAS CRIADAS PELOS ALUNOS E PESQUISADAS NA SALA DE INFORMÁTICA DA ESCOLA:



 Elemento sol
a) O que é o Sol e como ele surgiu?

 É a estrela central do Sistema Solar. Ele surgiu a partir da contração de nuvens de gás e poeira, a qual a medida que se contraia passava a girar rapidamente




 b) O que o Sol faz de bom para Galáxia?
Ele ilumina e da vida para toda a galáxia e o Planeta Terra. Ele dá energia para todos os seres vivos: homens, animais e plantas.



c) Quais os raios solares que prejudicam a nossa pele?
São os Raios Ultravioletas

d) Antigamente como é que as pessoas se protegiam do Sol?
Os egípcios se protegiam com folhas enormes e mais tarde com chapéus e enormes turbantes na cabeça.





 Os antigos também utilizavam sombrinhas.
 Sombra das Árvores
  E hoje, além disso, tudo usamos o filtro solar


 e) O que devemos usar para se proteger do sol?
Devemos usar: 
  Chapéus, bonés, sombrinhas, usar roupas claras, muito filtro solar, guarda-sol e óculos











f) Qual é o gás existente na atmosfera que nos protege dos raios ultravioletas?
R- É a Camada de Ozônio

 g) Será que o sol é o causador do aquecimento global? Por quê?
 Não, porque são as ações do homem que prejudicam o meio ambiente e poluem o ar e provocam o aquecimento global.
Estas ações são...





 Desmatamentos, queimadas, fumaças das chaminés, jogarem lixo nos rios, lagos e lagoas, Jogar lixo no chão,  jogar lixo nas praias, jogar lixo nos oceanos.













TEXTO PARA LER E REFLETIR:



3)- Perguntas e respostas sobre o Elemento: Ar


ELEMENTO: AR (atmosfera)


a) Onde é encontrado o ar?
R- Na natureza, no espaço, na atmosfera em quase todo lugar.


b) Qual o gás encontrado na atmosfera no qual permite respirarmos? 
R: É o oxigênio (O2)


 c) Qual é a utilidade do ar e qual a sua composição?
R: O ar é vida para todos os seres vivos do planeta, ele é composto de Oxigênio (O2).
 d) Na atmosfera existe também o gás ozônio. Porque ele é importante?

  R: Ele é importante porque protege o nosso Planeta Terra dos raios ultravioletas do sol.
e) Quando o ar se movimenta é chamado? 
R: Vento, que é o ar em movimento

f) Qual o aparelho usado para medir a velocidade e a direção dos ventos?
R: Barômetro

g)  Qual o aparelho usado para medir a pressão do ar?
R: Termômetro
h) Qual o aparelho usado para medir a temperatura e umidade do ar?
R: Higrômetro e Psicômetro
i) Quando é que o vento ajuda?
O Vento ajuda quando ele refresca o ar nos dias quentes e faz a proliferação das sementes na natureza. 

j) Quando é que o vento atrapalha?
 O vento atrapalha quando vem muito forte e derruba as árvores, efeito de grandes furacões e tornados. 
 
k)  O que polui o ar?
R: Fumaças das fábricas, fumaças dos caminhões carros e motos, fumaça das queimadas.






l) O que devemos fazer para conservar o ar limpo?
 R: Devemos colocar filtros nas chaminés das fábricas, andar menos de carro e mais de bicicleta ou a pé e não fazer queimadas.















TEXTO PARA LER E REFLETIR:

4)- ELEMENTO- TERRA-SOLO

Existem diferentes solos nos ambientes, mas três são os mais comuns: Solos arenosos, argilosos do sol, dos ventos, das plantas e se fragmentam em pequenas partículas.

Existem diferentes solos nos ambientes, mas três são os mais comuns: Solos arenosos, argilosos e humíferos ou húmicos. A origem desses solos está nas diferentes rochas que sofrem a ação das chuvas, do sol, dos ventos, das plantas e se fragmentam em pequenas partículas.

Os SOLOS ARENOSOS são mais soltos, não sustentam bem as raízes dos vegetais, não retêm muita água e são mais pobres em nutrientes; por isso as plantas têm mais dificuldade de crescer.

O SOLO ARGILOSO retém mais água é normalmente mais rico em nutrientes que o solo arenoso, porém pode dificultar o crescimento das raízes das plantas se estiver compactado, ou seja,muito "pilado" pelo excessivo uso do trator por exemplo. Assim o melhor solo para a as plantas não é nem muito arenoso, nem muito argiloso, deve ser uma mistura dos dois.
O solo humífero é um tipo de solo, também conhecido como terra preta ou terra roxa. Apresenta cerca de dez por cento de húmus.

PERGUNTAS FEITAS PELOS ALUNOS SOBRE: 
Elemento → TERRA
Representa: o Solo

a) O que é o Solo?
É parte externa da superfície da terra.

b) Como surgiu o solo?
O solo surgiu das camadas vulcânicas formando rochas e da variação atmosférica que é a chuva, temperatura, vegetais e umidades originando o solo. Camadas vulcânicas formando rochas

  c) Quais os elementos que compõem o solo, formando os tipos de solos?
O solo é formando por rochas, raízes, pedras, vegetais, nutrientes, sais minerais e outros tipos.
d) Qual a importância do solo?
O solo é a onde todos os seres vivos vivem e onde construímos nossas casas e plantamos nossos alimentos.
  e) Abaixo do solo, ou seja, da camada de terra onde diversas plantas fixam suas raízes, encontra-se o subsolo.
 O que encontramos no subsolo?
No subsolo encontramos minerais e camadas rochosas, que são importantes para o ser humano como: carvão, petróleo, água doce, etc.

f) Quais as causas da destruição do solo?
 São os desmatamentos da vegetação próximos aos rios e nas encostas de morros e também as queimadas que tiram todos os nutrientes do solo, ficando ele sem vida, seco, não servindo para o plantio.
Desmatamento das encostas de morros.
j) Como evitar a erosão?
Não fazendo desmatamento, nem queimadas. Fiscalizar quem prática essas ações.
k) Como evitar a poluição do solo?
Além de não desmatar e nem praticar queimadas, devemos não jogar lixo e agrotóxicos no solo.
Devemos proteger nosso solo com árvores, evitando o desmatamento. Não utilizar agrotóxicos nas lavouras, evitar as queimadas. Assim, teremos um solo produtivo para os nossos filhos.


















DEPOIS DE PESQUISAR SOBRE: OS QUATRO ELEMENTOS ESTUDARÃO OS SERES VIVOS, COMO: OS ANIMAIS E PLANTAS.
A IMPORTÂNCIA DESSES SERES PARA O EQUILIBRIO DO MEIO AMBIENTE.
A RELAÇÃO DE NÓS HUMANOS COM ESSES SERES, NA BUSCA PELA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE.
PARA BUSCAR ESTÁ HARMONIA, PROCURAMOS DANÇAR A DANÇA CIRCULAR AO REDOR DA MANDALA QUE REPRESENTA OS  QUATRO ELEMENTOS E CANTAR A MÚSICA PARA NATUREZA.
CADA INÍCIO DA AULA DE CIÊNCIAS DANÇOU E CANTOU!
NO FINAL DESTE PROJETO, FAREMOS UMA APRESENTAÇÃO PARA TODA ESCOLA, COM OBJETIVO DE DIVULGAR O TRABALHO E SENSIBILIZAR A TODOS DA IMPORTÂNCIA DO NOSSO MEIO AMBIENTE E A RELAÇÃO QUE NOS SERES HUMANOS, TEMOS COM TODA NATUREZA E ANIMAIS E VEGETAIS.
 
 TEXTO PARA LER E REFLETIR:

Tudo o que existe na natureza chamamos de seres, que são as coisas que a compõe.
Os seres vivos são aqueles que nascem, crescem, se reproduzem e morrem como os animais (inclusive o homem), fungos, plantas, algas, protozoárias e bactérias.
Existem ainda os objetos criados pelo homem, que não são vivos, como os carros, as roupas, os computadores, os brinquedos e vários outros.
Os seres não vivos são aqueles inanimados, que não possuem vida, mas que também são da natureza, como o ar, a água, o solo e as pedras. Veja o quanto é interessante, os seres vivos precisam dos seres não vivos: a água não tem vida, porém quem mora na água possui vida, como os peixes e as plantas aquáticas. Do mesmo modo, a terra não possui vida, mas as plantas necessitam dela e da água para nascer e viver.
O ar também não possui vida, mas homens e animais precisam dele para sobreviver, bem como da água e da terra.
5)- Os seres vivos: Os Animais

 a)- Qual a importância dos animais para o Meio Ambiente?
Eles são importantes pois, eles equilibram o ecossistema dando vida ao Meio Ambiente.

b)- O que são animais vertebrados e como eles se agrupam?
 R- Animal vertebrado tem ossos (coluna vertebral).
Eles se agrupam como:
Cachorro, gato, galinha, boi, sapo, onça, urso, girafa, cavalo, etc.

c)- O que são animais invertebrados e como eles se agrupam?
R- Animal invertebrado não tem ossos. Eles se agrupam como: abelha, aranha, mosca, mosquito, pulga, borboleta, minhoca, etc.
 d)- Quais os animais que podem transmitir doenças e como devemos controlar o ambiente para não pegarmos essas doenças?
R- Os ratos, mosquitos da Dengue, morcegos, carrapatos, bichos geográficos, cachorros, gatos e outros são animais que podem transmitir doenças.
Por isso, devemos sempre vacinar nossos animais de estimação e criá-los adequadamente, dando banho toda semana e levar no veterinário.

e)- Quais os animais que servem de alimento para as pessoas e quais são esses alimentos?
 Animais- Alimentos
Galinha- Ovos, carne, lingüiça
Boi- leite, carne, couro, manteiga, lingüiça iogurte, etc.
Porco- carne, salame, lingüiça
Abelha- mel própolis remédio
Peixe- carne, óleo
Ovelha- carne, lã

f)- Quais os animais que são utilizados como meio de transporte e trabalho para o homem?
R-Boi, cavalo, burro.







  Antigamente o homem utilizava os animais para trabalhos e como meio de transporte. Hoje esta prática ainda existe, mas não deveria existir, porque maltrata muito os animais.
 Veja alguns animais utilizados...
Boi, cavalo, burro.

6)- Seres vivos: Os vegetais

a) O que é vegetação ou Vegetais?
R- São formas de vida que cobrem o solo de uma região e também um conjunto de plantas nativas de certo locais, desde que esse local haja condições para o seu desenvolvimento, tais como:
Luz
Calor
Umidade
Solos favoráveis aos quais é indispensável a água.
 b) Porque cada região apresenta um tipo de vegetação?
 R- Isso acontece devido a vários tipos de clima predominante nas regiões brasileiras, que faz  com que aconteçam as biodiversidades de plantas por todo o território do Brasil.


c)- Para que os homens utilizam as Plantas? E para que elas servem?
R- As plantas, frutas, grãos e sementes são ricos em proteínas e vitaminas que servem para fazer remédios, perfumes e alimentação. Por isso, os homens usam as plantas que são muito exploradas nas florestas brasileiras. 

 
d) Porque são criados os Parques Nacionais?
  R- Para garantir a continuação das espécies em nosso planeta, para que a natureza seja protegida dos predadores que querem cortar as árvores e matar os animais ou prende-los para contrabandear e vender aos estrangeiros.
No governo tem um órgão chamado IBAMA que tem por obrigação de colocar fiscais para proteger toda a natureza e os Parques Nacionais.
Os Parques Nacionais mais conhecidos de nossa região são:
Parque Ecológico do Maracajá
Parque Nacional do Morro dos Macacos.
e) Antigamente o nosso país era quase todo coberto de matas. Por que as matas foram sendo derrubadas?
R- Porque veio o desenvolvimento onde os homens foram derrubando as matas e florestas para fazer as plantações, criação de gados, criação das cidades com grandes prédios e casas, pontes, etc.
f) Quais os tipos de vegetação que existem em no Estado de Santa Catarina?
R- Existem algumas áreas de Mata Atlântica, área de reflorestamento como eucaliptos e pinheiros e também campos e matas secundárias.
g) O que é reflorestar?
R- Reflorestar é plantar de novo o que foi derrubado. Devemos plantar outras árvores para recuperar o que foi destruído. 
h) Quais os tipos de árvores que você conhece?
Abacateiro
Laranjeira
bergamoteira
Limoeiro
Bananeira
Pessegueiro
Ameixeira
Eucaliptos
Goiabeiras 
  Pinheiros
João Bolão
Árvores Nativas

















SERES VIVOS- PESSOAS, ANIMAIS E VEGETAIS EM INTERAÇÃO COM OS QUATRO ELEMENTOS DA NATUREZA- SOL, AGUÁ, SOLO E AR


 






ESTÁ ATIVIDADE DE DANÇAR AO REDOR DA MANDALA, QUE REPRESENTA OS QUATRO ELENTOS DA NATUREZA É PARA DESENVOLVER A CAPACIDADE DE INTERAGIR COM A NATUREZA, SENTINDO SUA ENERGIA E COMUNICAÇÃO, NA VERDADE É ESCUTAR E TENTAR SENTI-LA



Fotos-alunos do 3º ano 3 depois da construção da mandala, simbolizando os quatro elementos da natureza e sua integração com os seres vivos. PESSOAS, ANIMAIS E PLANTAS
 





COM A MÚSICA NATUREZA DE ELIZABETE LACERDA, DANÇAMOS A DANÇA CIRCULAR AO REDOR DA MANDALA AGRADECENDO E SAUDADO A NATUREZA QUE NOS BENEFICIA COM OS QUATRO ELEMENTOS ONDE CADA COR REPRESENTA UM ELEMENTO:
ELEMENTO SOLO- MARROM
ELEMENTO ÁGUA- AZUL
ELEMENTO AR- BRANCO
ELEMENTO SOL- AMARELO

MÚSICA- NATUREZA- CANTAR EM SALA DE AULA E DANÇAR- DANÇA CIRCULAR

Elizabete Lacerda
Eu sou o sol
Sou um campo com flor
Sou benção de deus
Sou fonte de vida
Eu sei, sou seu céu!! é é éu
Sou a floresta.
Rio e mar!
Estrela cadente,
Sou chuva tão fresca que cai lá do céu
É é éu
Sou na na na na na na na na natureza
Sou na na na na na na na na natureza
Então cuida de mim
Eu vou cuidar de você
Preciso viver,
Quero viver
Em paz com você ê ê
No reino animal
No vegetal
No mineral
Querem viver,
Precisam viver
Em paz com você
Então cuida da vida
Cuida da água
Da abelha rainha
Dos passarinhos
Planta sementes de amor pelo chão
Cuida do nosso planeta
Sou na na na na na na na natureza
Sou na na na na na na na natureza
Então cuida do amor
Do beija-flor
Do amor pela terra
Eu amo o planeta
Todos os seres, florestas e mares, precisam de nós
De amor ô
Cuida, canta, ame o seu planeta
Preserve a nossa mãe, na na natureza
Sou na na na na na na na natureza
Sou na na na na na na na natureza
Cuida, canta, ame o seu planeta
Preserve a nossa mãe, na natureza
Sou na na na na na na na natureza
Sou na na na na na na na natureza
Então cuida de mim


EL






 




















EITAS PELOS ALUNOS SOBRE: 

ElemESTÁ ATIVIDADE DE DANÇAR AO REDOR DA MANDALA, QUE REPRESENTA OS QUATRO ELENTOS DA NATUREZA É PARA DESENVOLVER A CAPACIDADE DE INTERAGIR COM A NATUREZA, SENTINDO SUA ENERGIA E COMUNICAÇÃO, NA VERDADE É ESCUTAR E TENTAR SENTI-LA.ento → TERRA
Representa: o Solo
a) O que é o Solo?
É parte externa da superfície da terra.
b) Como surgiu o solo?

O solo surgiu das camadas vulcânicas formando rochas e da variação atmosférica que é a chuva, temperatura, vegetais e umidades originando o solo. Camadas vulcânicas formando rochas

  c) Quais os elementos que compõem o solo, formando os tipos de solos?

O solo é formando por rochas, raízes, pedras, vegetais, nutrientes, sais minerais e outros tipos.

d) Qual a importância do solo?

O solo é a onde todos os seres vivos vivem e onde construímos nossas casas e plantamos nossos alimentos.

  e) Abaixo do solo, ou seja, da camada de terra onde diversas plantas fixam suas raízes, encontra-se o subsolo.
 O que encontramos no


f) Quais as causas da destruição do solo?EMENTO- TERRA-SOLO

Desmatamento das encostas de morros.

j) Como evitar a erosão?

Não fazendo desmatamento, nem queimadas. Fiscalizar quem prática essas ações.

k) Como evitar a poluição do solo?

Além de não desmatar e nem praticar queimadas, devemos não jogar lixo e agrotóxicos no solo.

Devemos proteger nosso solo com árvores, evitando o desmatamento. Não utilizar agrotóxicos nas lavouras, evitar as queimadas. Assim, teremos um solo produtivo para os nossos filhos.
PERGUNTAS FEITAS PELOS ALUNOS SOBRE:  ELEMENTO SOLO, COM PESQUISA REALIZADA NA SALA DE INFORMÁTICA DA ESCOLA.
Elemento → TERRA
Representa: o Solo
a) O que é o Solo?
R: É parte externa da superfície da terra.
b) Como surgiu o solo?
R: O solo surgiu das camadas vulcânicas formando rochas e da variação atmosférica que é a chuva, temperatura, vegetais e umidades originando o solo.
 Camadas vulcânicas formando rochas
c) Quais os elementos que compõem o solo, formando os tipos de solos?
R: O solo é formando por rochas, raízes, pedras, vegetais, nutrientes, sais minerais e outros tipos.
d) Qual a importância do solo?
R: O solo é a onde todos os seres vivos vivem e onde construímos nossas casas e plantamos nossos alimentos.
 e) Abaixo do solo, ou seja, da camada de terra onde diversas plantas fixam suas raízes, encontra-se o subsolo.












2 comentários:

  1. Olá Elizabeth !!

    Gostei muitíssimo do seu blog !!....Tanto o visual, como principalmente os conteúdos !!

    Citei esta postagem em : PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SOCIAL PARA ESCOLAS
    http://ambienteecologicoblog.blogspot.com.br/2013/01/projeto-de-educacao-ambiental-e-social.html

    Parabéns !!....Continue compartilhando seus conhecimentos e belas vivências !!....Luiz Spinola

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  2. Obrigada por esse olhar! Também é de pessoas assim que precisamos para continuar acreditando e fazendo uma Educação significativa, onde a teoria caminhe junto com a pratica.
    Citar o BLOG: ESCOLA É VIDA no PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SOCIAL PARA AS ESCOLAS é uma grande satisfação para nós; pois sabemos que fomos apreciados e estamos no caminho certo, quanto a Educação de qualidade, e poder ajudar de alguma forma. Obrigada!!!... Ângela Goulart Gonçalves

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