ENTENDA MELHOR:

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Sequencia Didática - Texto: DEZ casas e UM poste que Pedro fez.


Tema: Eu no mundo
Objetivo de ensino: Observar a localização e a movimentação de objetos no espaço, identificando mudanças de direções, considerando mais de um referencial

Objetivos de aprendizagens: Identificar números nos diferentes contextos em que se encontram, em suas diferentes funções(cardinalidade), medida de grandeza( 2 quilos, 3 dias, gráficos, mapas, etc...), indicador de posição(número ordinal), e código(número de casa, telefone, placa de carro, etc...)
Tratamento de informação: Formular questões sobre aspectos familiares que geram pesquisas e observações para coletar dados quantitativos e qualitativos.
Nas disciplinas de geografia e geometria trabalha-se a noção de localização, eu em relação ao universo.
Na disciplina de português, trabalha-se a produção de texto, relendo e despertando à criatividade.
Na disciplina de artes á música e a interpretação ilustrativa, através dos desenhos.

Desenvolvimento das atividades:
Texto complementar: Ora Bolas
OI,OI, OI, OLHA PARA MIM
EU ESTOU AQUI.


(Esta atividade, onde cada criança desenhou seu rosto e colocou no cartaz, foi para dar ênfase ao refrão da nova letra da música: EU NO MUNDO, repensada e elaborada num espaço coletivo.)
















ONDE VOCÊ MORA?
MORO LÁ NAQUELA CASA



 





















( Procuramos sempre analisar cada verso e estrofe da música para poder ilustrar, entendendo o significado de cada estrofe do texto.)

ONDE ESTÁ A CASA?
A CASA ESTÁ NA RUA














ONDE ESTÁ A RUA?
A RUA ESTÁ NO BAIRRO





















TA NA CIDADE DE SOMBRIO


ONDE ESTÁ SOMBRIO?
 NO SUL DE SANTA CATARINA
















ONDE ESTÁ SANTA CATARINA?
 NO SUL DO BRASIL









ONDE FICA O BRASIL?
 NA AMÉRICA DO SUL DO CONTINENTE AMERICANO
CERCADO DE OCEANOS, TERRAS MAIS DISTANTES
DOS OUTROS CONTINENTES.


ONDE FICAM OS CONTINENTES?
FICA  DENTRO DO PLANETA

E COM É O PLANETA?
O PLANETA É UMA BOLA QUE REBOLA LÁ NO CÉU.









OI, OI, OI, OLHA PARA MIM.
EU ESTOU AQUI.



 
























ADAPTAÇÃO DA MÚSICA: ORA BOLAS DE: PAULO TATIT E EDITH DERKS.
 Procuramos trazer a história da música para o nosso espaço e nos vermos neste contexto.

ATIVIDADE DESENVOLVIDA A PARTIR DO TEXTO: EU NO MUNDO

 a) MAPA CONCEITUAL - sintetizando minha localização no mundo em que vivo. 
Nesta atividade fomos para o espaço da sala de informática, no programa: Cmaps Tools, foi onde cada aluno digitou seu mapa conceitual, sintetizando sua localização no mundo.








 




b) FAZER UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS CONTANDO COMO VOCÊ ENTENDEU SOBRE: SUA LOCALIZAÇÃO NO MUNDO.
 Nesta atividade cada aluno realizou, sua história em quadrinho, contando seu entendimento ou explicando como foi realizado a atividade, foi um momento bastante criativo.
c) Como todo professor é um eterno aprendiz, fui no programa: Hagáquê e construí histórias em quadrinhos, aproveitando os saberes dos alunos, digitei  o texto do Eduardo e do Murilo e também da Natália, agora que aprendi, aos poucos posso ensinar meus alunos.

Texto: Eduardo- 3º ano



TEXTO: Murilo e Natália





c)- APRESENTAÇÃO DA MÚSICA: EU NO MUNDO, CANTADA E ILUSTRADA, NAS SALAS DE AULA, PARA DIVULGAÇÃO E VALORIZAÇÃO DO  TRABALHO REALIZADO:


 BOM RECESSO ESCOLAR!!!! CANTE MUUUUUITO!!!
















Sequencia Didática- DEZ casas e UM poste que Pedro fez

Tema: EU NO MUNDO!

Objetivo de Ensino
Objetivo de Aprendizagem: 
Nas disciplinas de geografia e geometria trabalha-se a noção de localização, eu em relação ao universo.
Na disciplina de português, trabalha-se a produção de texto, relendo e despertando à criatividade.
Na disciplina de artes á música e a interpretação ilustrativa, através dos desenhos.
Produções textuais:

1º- etapa: Adaptação da música: Ora Bolas, de Paulo Tatit Edith Derks. Num fazer coletivo, surgiu uma nova letra de música, que passou a se chamar: EU NO MUNDO. Procuramos trazer a história da música para o nosso meio e espaço, pensando neste contexto, ilustramos cada verso da música.

2º- etapa: Mapa conceitual- Nesta atividade, fomos para o espaço da sala de informática e no programa: Cmaps Tools, cada aluno digitou seu mapa conceitual, sintetizando sua localização no mundo.

3º- etapa: Em dupla e individual os alunos produziam uma história em quadrinho, contando como entendeu sobre sua localização no mundo. De como ele se vê neste contexto, foi um momento bastante criativo. 

4º-etapa: Aproveitando esse saber dos alunos foi ao programa: Hagá Quê, e digitei o textos do aluno Eduardo e da aluna Natália e Murilo, que se transformou em duas histórias em quadrinhos.


5º-etapa: Apresentação da nova música: EU NO MUNDO, nas salas de aula para divulgação e valorização do trabalho realizado.
  

Trabalho realizado com o 3º anos
Professora: Ângela
Acompanhamento da Diretora Pedagógica: Maria Bratti

DIARIO- DO TEMPO NO MÊS DE MAIO-GRÁFICO





-->

domingo, 10 de junho de 2012

PROJETO:CONHECENDO O BAIRRO A PARTIR DO MEIO AMBIENTE

PROJETO: CONHECENDO NOSSO BAIRRO A PARTIR DO MEIO AMBIENTE

Justificativa e objetivo

O Bairro Januária é um dos bairros maiores e mais populosos da cidade de Sombrio- SC. O crescimento da sua população e desenvolvimento da estruturação urbano acontece muito rápido nos últimos anos, impressiona a todos da comunidade e cidade, assim sendo, faz-se necessário uma preocupação com a preservação do MEIO AMBIENTE no bairro. Pensando nisso, realizamos um projeto: CONHECENDO O BAIRRO A PARTIR DO MEIO AMBIENTE, com objetivo de despertar em toda comunidade escolar, uma constante atenção, quanto ao meio ambiente, devido às modificações que vai se formando, em nome do desenvolvimento, surgindo propostas de ações sustentáveis, garantindo uma qualidade de vida a todos os seres vivos. Desenvolvendo assim, consciências ecológicas no meio em que se vive.

Desenvolvimento e metodologia

Na 1º etapa: Para trabalhar o conteúdo sobre o meio ambiente no bairro, com os alunos do 3° ano 1, 2, 3, 4, realizamos uma entrevista com um morador antigo do bairro, buscando dados históricos sobre como era o meio ambiente antigamente e como ele foi se modificando até os dias de hoje. Este material serviu como um referêncial de informações, para em sala de aula, transformar-mos em um texto coletivo.

 Na 2º etapa: Separamos o texto em parágrafo e cada aluno ilustrou um parágrafo para melhor interpretação da história contada e escrita.

Na 3º etapa: Nós do 3º ano, fundamental, fomos fazer um passeio de estudo pelo bairro, contamos com os alunos do 5º ano que nos acompanhou no passeio, mostrando-se simpatizantes com o projeto. Assim, observamos o meio ambiente do bairro hoje, atendendo aos conteúdos curriculares estudados e desenvolvidos com alunos de 3º ano, como: paisagem natural e urbana, localização do bairro na cidade e seu direcionamento quanto aos pontos cardeais, limites do bairro com bairros vizinhos, relevo alto e baixo, bueiros que antigamente eram córregos que cortavam o bairro, uma avenida arborizada, existência de uma pequena área de vegetação nativa ao lado oeste do bairro, muitas construções que acabaram de se realizar e muitas outras prósperas, Enfim percebemos que a tendência de crescimento do bairro é constante. O passeio foi de fundamental importância para aumentar o referêncial de informações coletadas, sobre o meio ambiente do bairro.

Na 4º etapa: Em sala de aula escrevemos um texto coletivo, relatando todo o passeio de estudo pelo bairro.

Na 5º etapa: No mapa do bairro foi trabalhada uma  demarcação da paisagem natural e urbana do bairro hoje. Denominado: Mapa Ambiental do Bairro Januária de 2012, com legenda sobre a paisagem natural e urbana.

Na 6º etapa: Foi feito debates e reflexões de: Como era nosso bairro ontem e como ele está hoje? Quais as causas de sua modificação? De que forma ele foi se modificando? E que sugestões podemos propor para melhorar as ações, quanto à degradação e poluição do meio ambiente do bairro? Surgiu varias idéias de preservação dentre elas a construção de uma praça pública arborizada no bairro, trazendo uma boa qualidade de vida a todos.

Na 7º etapa: Fazer um Mapa Conceitual construído em sala de aula, mostrando através de uma síntese o entendimento do aluno, quanto ao conteúdo em estudo.

Na 8º etapa: Em paralelo às atividades em sala de aula, contamos com a parceria da professora Magali, responsável pelo laboratório de informática. No computador, a garotada entrou no programa: Cmap Tools, esquematizaram e digitaram o seu mapa conceitual, tratando-se de uma síntese construída pelo aluno, conforme seu entendimento do conteúdo estudado.

Na 9º etapa: Apresentação feita pelos alunos, de todo o trabalho, contando através das ilustrações, toda história do bairro, seguindo junto, o trabalho de pesquisa e estudo de campo realizado; bem como as propostas de preservação ao meio ambiente em que vivemos, para toda comunidade escolar no dia: 05 de junho de 2012, aproveitando da oportunidade, homenageamos o dia mundial do MEIO AMBIENTE.

No final das apresentações cantamos a música: Natureza de Elizabete Lacerda, para toda comunidade escolar.

Avaliação

O projeto colaborou para olhar de forma diferente o desenvolvimento do seu bairro e viver como protagonista das mudanças ambientais. Olhar de proteção ao MEIO AMBIENTE que se vive e conseqüentemente, desenvolver consciências ecológicas, onde cada um fazendo a sua parte, o mundo ficará bem melhor.


Realizadores

Projeto: Realizado na Escola: Prof: Alda Santos de Vargas com alunos dos 3º ano 1, 2, 3,4 e 5º ano
Sobre direção e execução da prof: Ângela Goulart Gonçalves.
Execução e participação das professoras Fátima e Ivonete (Voninha)
Colaboração da prof: de informática, Magali 

Acompanhamento e colaboração da Diretora Pedagógica: Maria Bratti.

E toda a comunidade escolar que prestigiou, motivou e mobilizou-se para acompanhar e entender o projeto sobre: CONHECENDO NOSSO BAIRRO A PARTIR DO MEIO AMBIENTE. 

-->

sábado, 9 de junho de 2012

PARTE 1- CONHECENDO O BAIRRO A PARTIR DO MEIO AMBIENTE

1-Há muito, muito tempo, nosso bairro era assim:






















 Poucas casas e muita vegetação
   2-O relevo formava uma planície, com partes do solo alto e outras partes baixa.

 





















3-Nas partes onde o relevo era mais elevado faziam plantações e havia pouca moradia.






















4-Nas partes onde o relevo era baixo formavam um banhado com solo muito encharcado.










 










5-Entre esse relevo alto e baixo havia um córrego onde a água corria, cortando o bairro.









 6-Naquela época não havia água encanada, então as mulheres lavavam roupas neste córrego de água.









7-Tinha poucas casas entre as ÁRVORES e também.um enorme plantação de eucaliptos não havia estradas as pessoas usavam carreiros pelos pastos, entre as ÁRVORES para se deslocarem de um lugar para o outro.










 











8-Anos depois, quando uma família japonesa construiu um restaurante o bairro foi se desenvolvendo mais rápido.





















 9-Depois de um tempo, cortaram uma enorme FIGUEIRA que tinha no meio uma estrada de chão, ampliando está estrada que é hoje uma das avenidas principais do bairro.






















10-Assim continuaram os cortes de muitas ÁRVORES, abrindo estradas, avenidas, fazendo bueiros para escoar a água do solo encharcado, fazendo loteamentos para construir casas, comércio, prédio, escola, e fábrica, com todo esse desenvolvimento a paisagem natural foi se modificando.












 















11-A dezenas de anos atrás eram difíceis de imaginar que nosso bairro teria uma paisagem tão diferente.





























12-Quinta feira da semana que passou, nós, das turmas dos 3º ano e 5º ano, fomos fazer um passeio de estudo no bairro. Observamos a paisagem natural e urbana do bairro.























paisagem natural do Bairro Januária



















































Alunos do 5º e 3º ano conhecendo o bairro com um
olhar diferente: Olhar de proteção ao meio ambiente.





































































































15-paisagem urbana
























13-Vimos que o bairro tem paisagem natural, mas o desenvolvimento foi tão grande, que a paisagem urbana é bem  maior.




-->